UEMA oferece cursos gratuitos online com certificado de conclusão

A UEMA está com cursos gratuitos online voltados para o setor de educação e gestão escolar abertos. Os candidatos que terminarem o curso podem fazer uma avaliação e ter direito a certificado de conclusão gratuito.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), está com vagas abertas em cursos gratuitos, através da Plataforma ESKADA. Interessados de todo o país podem se inscrever preenchendo um formulário de inscrição e participando das aulas. No Brasil, apenas um em cada 10 gestores escolares possuem algum curso de formação específico no setor de gestão escolar. Diante desse cenário, a UEMA decidiu desenvolver um curso gratuito, aberto e estruturado em quatro módulos e com direito à certificado de conclusão.

Entenda como os cursos gratuitos online da UEMA serão ministrados

O curso de Gestão Escolar da Educação Básica com certificado, tem duração de 60 horas e tem como objetivo promover reflexões sobre a gestão escolar, considerando a demanda de oferecer uma formação integral aos alunos.

A formação da UEMA será dividida em quatro módulos e tratará sobre temas como o perfil do gestor escolar, função social da escola, os mecanismos para gestão democrática da escola e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os cursos gratuitos online com certificado possuem um nível de dificuldade intermediário e são indicados para professores, profissionais da educação e gestores escolares que atuam no setor privado ou público. Entretanto, pessoas da comunidade em geral que tenham interesse pelo tema também podem utilizar a plataforma para estudar sem pagar nenhum tipo de taxa.

O curso da UEMA é autoinstrucional, sendo assim, não há professor ou tutor no processo de ensino e os participantes devem assistir às aulas de acordo com a trilha de aprendizagem e realizar todas as atividades que estão propostas na plataforma. O conteúdo dos cursos gratuitos online serão compostos por videoaulas, livros digitais e muitos outros materiais complementares.

Como participar dos cursos gratuitos online da UEMA com certificado?

Os candidatos que tiverem interesse em participar da formação, devem acessar a plataforma ESKADA e fazer um cadastro utilizando nome Completo, Cidade, Estado, Data de Nascimento, E-mail e Data de Nascimento, entre outros dados solicitados.

Acesse a mensagem que será enviada para o seu e-mail para completar o cadastro. Além disso, também é necessário concordar com as políticas de uso para assistir às aulas e participar das atividades.

Ao final dos cursos gratuitos online, os participantes poderão emitir um certificado de conclusão online, com assinaturas dos responsáveis pelos departamentos da UEMA. Os alunos só poderão receber o documento caso realizem as avaliações. Veja os módulos que serão tratados no curso da UEMA:

A Função social da gestão escolar e da escola:

A qualidade social da educação e a gestão escolar democrática, gestão escolar no contexto da reforma do estado nacional, entre outros.

As dimensões da gestão escolar e o perfil do gestor:

Dimensões da gestão escolar e perfil do gestor escolar.

Mecanismos para uma gestão democrática da escola:

O projeto Político-Pedagógico, o regimento escolar, o conselho escolar e participação social, entre outros.

A gestão escolar e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

O que é a BNCC?, Ações que podem ser desenvolvidas pelos gestores, entre outros.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Conheça melhor a plataforma Eskada

A Plataforma Eskada é um espaço online que disponibiliza diversos cursos EAD sobre os mais variados temas e totalmente gratuito.

O conteúdo é todo elaborado pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente, o catálogo da plataforma está com 45 cursos gratuitos online disponíveis espalhados em áreas como Negócios, Direito, Gestão, Filosofia, Saúde, Educação, Geografia, Alimentos, Tecnologia, Literatura, Idiomas, Sustentabilidade e diversas outras.

Cada um dos alunos pode participar de vários cursos simultaneamente, tendo em vista que grande parte dos cursos é autoinstrucional, sem necessidade de cumprir nenhum pré-requisito ou pagar nenhuma taxa.

No ambiente virtual da Plataforma Eskada, há diversos outros cursos gratuitos voltados para as áreas de educação como Desenvolvimento Humano e Educação, Didática de Ensino de Música e Neuropedagogia. A plataforma ainda atende a 717.734 estudantes em 93 países.

Escreva um Comentário