INSS oferece centenas de cursos gratuitos sobre benefícios, para estudar em casa

INSS está oferecendo diversos cursos gratuitos para aqueles que desejam estudar em casa. Os cursos têm como objetivo auxiliar e informar trabalhadores em relação aos seus direitos e deveres

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) está ofertando diversos cursos gratuitos para brasileiros que planejam estudar em casa. As oportunidades estão sendo ofertadas através da Escola Virtual do Programa de Educação Previdência (PEP). Os cursos gratuitos do INSS são à distância, contando com uma linguagem objetiva e simples, sem tutorial e com foco em temas específicos sobre benefícios e serviços da Previdência social. As inscrições tiveram início no dia 16 e podem ser realizadas até o dia 28 deste mês e os participantes ainda contarão com um certificado de conclusão.

Leia também: Curso Técnico em Enfermagem SENAC 2022 → Benefícios, e Como se Inscrever

Quais os cursos gratuitos estão sendo ofertados pelo INSS?

Confira a seguir todos os cursos gratuitos ofertados para aqueles que desejam estudar em casa:

Aposentadorias pelo INSS

Este curso conta com uma carga horária de 7 horas e tem como intuito, orientar os cidadãos acerca das aposentadorias pelo INSS, assim como os requisitos precisos para adquirir o benefício.

Benefícios por Incapacidade 

Contando com uma carga horária de apenas 5 horas, o curso tem como objetivo orientar os cidadãos em relação aos benefícios previdenciários, Auxílio por Incapacidade Temporária, Auxílio-Acidente, Acidente de Trabalho e a Aposentadoria por incapacidade Permanente.

Contribuinte Individual

Este curso gratuito também conta com apenas 5 horas e visa orientar pessoas em relação aos seus direitos e deveres focados no Contribuinte Individual.

Benefícios para Dependentes

Contando com 5 horas, o curso tem como intuito orientar pessoas sobre as condições para receber os benefícios Pensão por Morte e Auxílio-reclusão, assim como a caracterização dos dependentes nas três classes.

Salário-Maternidade e Salário-Família

Com apenas 5 horas, a oportunidade visa auxiliar os cidadãos em relação aos benefícios, requisitos necessários e serviços previdenciários em relação ao Salário-Família e Salário-Maternidade.

Certidão por Tempo de Contribuição

A oportunidade ressalta a importância da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que é gerenciado pelo INSS, entre outros. O curso também ensinará os critérios para realização dessa mobilidade de contribuição entre os regimes previdenciários. Este curso conta com uma carga horária de 5 horas.

Benefício de Prestação Continuada

O curso conta com 5 horas e visa auxiliar os cidadãos em relação aos Benefícios de Prestação Continuada geridos pelo INSS.

Reabilitação Profissional 

Contando com 5 horas de duração, esta oportunidade tem como intuito orientar as pessoas em relação ao Serviço de Reabilitação Profissional do INSS, comentando sobre seus requisitos de participação e aspectos.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do INSS?

Aqueles que se interessaram e desejam estudar em casa devem acessar o site da Escola Virtual do INSS e realizar um cadastro utilizando CPF, Senha, Endereço de E-mail, Nome Completo, Endereço, Estado. Após o cadastro será possível realizar a inscrição de forma gratuita.

Vale ressaltar que será emitido aos alunos que planejam estudar em casa uma declaração de participação, entretanto, apenas aos que tiverem um aproveitamento de, no mínimo, 60% em uma atividade avaliativa final. Vale ressaltar que os cursos gratuitos são autoinstrucionais, sendo assim os alunos poderão estudar em casa com acesso aos conteúdos, de acordo com sua disponibilidade de tempo e seu ritmo de aprendizagem.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Conheça melhor o PEP

O Programa de Educação Previdenciária (PEP), foi criado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e tem como fim social auxiliar, informar e orientar a sociedade em relação aos seus direitos e deveres voltados à Previdência Social, assegurando a proteção dos cidadãos através da inclusão e permanência no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

As equipes do programa são formadas por servidores que atuam nas mais diversas localidades do país, através de ações como palestras online e presenciais, cursos de Ensino à Distância (EAD) e presenciais, informação e orientação, mídias como TV, rádio e rádio web, informações dadas pela internet e reuniões.

O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria entre outros benefícios aos brasileiros. Vale ressaltar que o INSS não se cabe aos servidores públicos.

One Response

  1. Patrícia lengovski 27 de fevereiro de 2022

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.