Conteúdo
O Concurso GCM SP é amplamente aguardado desde 2013 e no total, 1.000 vagas imediatas serão ofertadas para o cargo específico de Guarda Civil Metropolitano. As inscrições serão abertas no dia 4 de abril e encerradas no dia 4 de maio.
A Prefeitura de São Paulo publicou oficialmente o edital no Diário Oficial nesta quarta-feira (30) e segundo informações do documento, a remuneração inicial do cargo será de R$2.180,00 ao mês para uma jornada de trabalho de 40h semanais.
A banca realizadora deste concurso será o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE). Para saber informações mais detalhadas sobre o edital, continue acompanhando o conteúdo que preparamos a seguir.
Distribuição de vagas
As 1.000 vagas disponibilizadas através do Concurso GCM SP foram organizadas de acordo com as regras do edital e também com as legislações vigentes. Veja a seguir como será a distribuição:
- Vagas de ampla concorrência: 750;
- Vagas para pessoa com deficiência (PCDs): 50;
- Vagas para negras, negros e afrodescendentes: 200.
A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo não realiza um concurso público há 8 anos e até o momento, a GCM conta com um quadro efetivo de 5.917 guardas civis, dos quais 4.362 são servidores e 1.555 são servidoras.
Pré-requisitos
Quem tiver interesse por concorrer às vagas do Concurso GCM SP deverão estar cientes de que há pré-requisitos específicos e estes devem ser seguidos a risca. Listamos abaixo quais são eles para sua consulta:
- A idade mínima necessária é de 18 anos;
- A idade máxima definida é de 35 anos;
- Ter o Ensino Médio concluído;
- No caso de homens, a altura mínima é de 1,70;
- No caso de mulheres, a altura mínima é de 1,60.
Caso você não atenda às exigências mencionadas nos tópicos acima, não será possível se tornar um Guarda Civil Metropolitano. Vale destacar ainda que antes de tomar posse, os candidatos terão que passar por um curso da Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), que terá duração de seis meses.
Etapas do Concurso GCM SP
O meio de seleção adotado para o Concurso GCM SP inclui 4 etapas distintas e aqueles que foram aprovados em todas elas seão considerados aluno-guarda. As etapas são:
- Primeira etapa: prova objetiva, que terá caráter eliminatório e classificatório;
- Segunda etapa: prova discursiva (redação), que terá caráter apenas eliminatório;
- Terceira etapa: teste psicológico, que terá caráter apenas eliminatório;
- Quarta etapa: teste de aptidão física, que terá caráter apenas eliminatório.
O objetivo das novas contratações através destas etapas é ampliar a capacidade de monitoramento e segurança urbana, bem como a cobertura das ações protetivas voltadas às vítimas de violência que estão situadas na cidade de São Paulo.
Sobre as provas objetivas
As provas objetivas acontecerão no dia 5 de junho de 2022, com duração de 4h30min. Elas irão conter questões objetivas de múltipla escolha, que terão 5 alternativas e apenas 1 resposta correta.
As disciplinas das provas, bem como o número de questões podem ser visualizados nos tópicos abaixo:
- Noções de Informática: 10 questões;
- Realidades Municipais: 10 questões;
- Noções de Informática: 10 questões;
- Raciocínio Lógico Quantitativo: 10 questões;
- Conhecimentos Específicos: 20 questões.
Serão eliminados do Concurso GCM SP os candidatos que não conseguirem obter ao menos 50% dos pontos totais, ou obtiver nota zero em qualquer uma das disciplinas mencionadas. Caso a pontuação obtida não inclua o indivíduo no posicionamento abaixo, também será considerado eliminado:
- Ampla concorrência: 3000ª;
- PCDs: 200ª;
- Negros: 800ª.
Prova discursiva
A prova discursiva será composta por uma redação que consistirá na elaboração de um texto dissertativo simples. Este deve conter entre 20 a 50 linhas e valera 20 pontos, sendo que o conteúdo deverá ser escrito em uma folha de respostas específica.
Na correção das redações do Concurso GCM SP serão considerados os elementos avaliativos que listamos a seguir:
- Aspecto textual: 6 pontos;
- Aspecto formal: 6 pontos;
- Aspecto técnico: 8 pontos.
Teste de aptidão física
Os candidatos que forem aprovados na prova discursiva serão convidados a realizar o teste de aptidão física. Essa etapa será eliminatória e será composta pelas avaliações mencionadas a seguir:
- Flexo-extensão de cotovelos em suspensão na barra fixa: voltada para o público masculino, sendo necessário 4 repetições;
- Flexo-extensão de cotovelos sobre o solo em apoio em banco: destinado ao público feminino;
- Teste abdominal: o público masculino deverá executar 24 repetições e o público feminino 18 repetições;
- Teste de corrida: com um prazo de 12 minutos, o público masculino deverá percorrer 2.100 metros e o público feminino 1.700 metros.
Inscrições
Se você deseja se tornar um integrante da Guarda Civil Metropolitana, será necessário efetuar sua inscrição entre o dia 1 de abril e o dia 4 de maio através do site oficial do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE).
Na plataforma, será disponibilizado um link que deve preenchido com muita atenção e o candidato deve primeiramente fazer a leitura completa do edital, a fim de seguir criteriosamente todas as regras impostas.
Assim que a inscrição for concluída, você poderá gerar um boleto que é referente a taxa de inscrição. O valor desta é de R$56,00 e aqueles que estão aptos a obter a isenção, podem fazer uma solicitação online no prazo determinado.