Concurso Nacional Unificado: Saiba Todos os Detalhes Sobre o Novo Modelo de Seleção Para Servidores Públicos

Muito tem se falado sobre o Concurso Nacional Unificado, que trata-se de um novo modelo de seleção para servidores públicos. O objetivo é realizar um processo único para preenchimento de cargos públicos em todo o Brasil.

Recentemente foi divulgado que o primeiro evento dentro deste modelo terá 6.640 vagas no serviço público federal, então os interessados em ocupar um cargo público devem ficar atentos às mudanças.

Se você deseja compreender melhor como o Concurso Nacional Unificado funciona e quais são suas características principais, continue acompanhando o nosso conteúdo a seguir.

O que é o Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado trata-se de uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos demais órgãos do próprio governo federal.

O intuito principal é centralizar os concursos autorizados para seleção e recrutamento de servidores públicos federais perante as vagas disponíveis em diferentes entidades e órgãos públicos do governo federal.

Tal modelo tem em vista agilizar a contratação de novos profissionais, reconstituindo a capacidade de diversos órgãos públicos após a perda de mais de 73 mil servidores no decorrer dos últimos anos.

Concurso Nacional Unificado

Fonte|: Reprodução Internet

Por que o Concurso Nacional Unificado será realizado?

O Concurso Nacional Unificado tem como foco a centralização do processo de contratação de novos servidores, conforme mencionado, pois o Estado necessita de profissionais capazes de implementar, propor, monitorar e avaliar as políticas públicas, orientando à solução de problemas.

Desta forma, o governo acredita estar dando mais um passo em relação à gestão transversal da força de trabalho presente na administração pública federal. A iniciativa é considerada muito positiva em relação a democratização do acesso da população às vagas públicas.

Segundo a proposta, serão aplicadas provas em 179 cidades e através da seleção, haverá garantia de maior legitimidade em relação à máquina pública, devido especialmente a seleção de cidadãos com diferentes vivências que serão capazes de atuar na elaboração de políticas públicas.

Como funciona

O Concurso Nacional Unificado vai ser elaborado através de um único certame, que será válido para todas as cidades participantes. O modelo foi baseado no tradicional ENEM, onde milhões de estudantes participam com o objetivo de ingressar em universidades.

Desta forma, os candidatos inscritos deverão comparecer ao local de aplicação de provas no dia determinado no cronograma oficial para realizá-la. As disciplinas cobradas também serão divulgadas previamente.

Vale mencionar ainda que as vagas serão distribuídas conforme os cargos com vagas disponíveis em diferentes regiões do país, cabendo ao candidato efetuar a sua inscrição para o seu cargo de interesse.

Como serão as provas

Segundo divulgado pelo Ministério da Gestão, aqueles que desejam participar do Concurso Nacional Unificado devem optar por um dos diferentes blocos referentes a áreas de atuação governamental disponíveis, no momento da inscrição.

Depois disso, basta indicar o cargo/carreira conforme sua ordem de preferência entre as vagas disponibilizadas nos blocos de sua escolha. Assim os candidatos vão realizar as provas específicas e objetivas voltadas ao bloco de sua escolha.

As questões específicas vão ser selecionadas pelas comissões organizadoras oficiais das diferentes entidades e órgãos públicos cujas carreiras/cargos fazem parte de um determinado bloco.

Blocos de vagas

Conforme já mencionado, as oportunidades do Concurso Nacional Unificado serão divididas em diferentes blocos temáticos. Neste primeiro evento, os blocos são:

  • Nível Intermediário;
  • Dados, Tecnologia e Informação Pública;
  • Trabalho e Previdência;
  • Políticas Sociais;
  • Justiça e Saúde;
  • Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  • Setor Econômico, Infraestrutura e Regulação.

Vale mencionar que a divisão dos cargos e vagas por blocos ainda estão sendo definidas, então ainda é possível que novos blocos sejam elaborados. A previsão é que a maioria dos aprovados serão alocados em Brasília (DF).

Sobre o edital

O edital referente ao Concurso Nacional Unificado deve ser publicado ainda em 2023 e conforme já divulgado oficialmente, serão oferecidas 6.640 vagas para cargos de nível superior e médio em diversas áreas.

Segundo o regulamento do certame, a previsão é que até o dia 22 de novembro de 2023, a banca organizadora seja selecionada, havendo 5 instituições distintas na disputa.

Já em relação às provas, estas estão previstas para 2024 e o resultado oficial da etapa unificada deve ser divulgado até maio do mesmo ano. Quanto à posse dos novos servidores, esta deve acontecer até agosto de 2024.

Haverá cotas?

Esta é uma dúvida comum sobre o Concurso Nacional Unificado, e a resposta é sim, sendo que 20% das vagas serão destinadas especialmente para candidatos considerados negros.

Deste modo, a iniciativa continua seguindo a proposta de democratizar o acesso aos serviços públicos.

Inscrições

As inscrições do Concurso Nacional Unificado deverão ser feitas no formato digital e espera-se cerca de 1 milhão de inscritos neste primeiro evento, que é um número consideravelmente alto.

O Ministério da Gestão e Inovação informou ainda, que caso o número de inscritos seja superior ao estimado, haverá rateio entre os participantes com o objetivo de auxiliar nos custos deste processo de seleção.

Aos interessados em participar, é fundamental acompanhar as novas divulgações feitas e seguir somente dados oficiais do governo ou da MGI.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.