Conteúdo
O Senai está com inscrições abertas para 330 vagas em cursos técnicos gratuitos em Pernambuco. O processo seletivo será feito com a nota do Enem de 2019, 2020 ou 2021.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Pernambuco está com centenas de vagas abertas em cursos técnicos gratuitos. Os interessados tem até o dia 18 deste mês para se inscreverem e ao total estão sendo disponibilizadas 330 vagas. As aulas acontecerão na modalidade presencial e a estimativa é que comecem já no mês de maio, nas escolas da instituição no Recife, Cabo, Santo Agostinho, Caruaru, Ipojuca e Petrolina. As oportunidades são para pessoas de baixa renda que realizaram o Enem de 2019 a 2021.
Todos os detalhes sobre as vagas dos cursos técnicos gratuitos em Pernambuco
De acordo com o EDITAL disponibilizado pelo Senai, as bolsas de estudo integrais são para 11 cursos técnicos gratuitos como manutenção automotiva, eletrotécnica e vários outros. Separamos a seguir a lista de cursos por escola e suas respectivas vagas
Senai Santo Amaro:
- Mecânica (vespertino) – 10 vagas;
- Administração (noturno) – 20 vagas;
- Eletromecânica (matutino) – 10 vagas;
- Mecatrônica (vespertino) – 10 vagas;
- Segurança do trabalho (vespertino) – 15 vagas.
Senai Cabo:
- Logística (noturno) – 15 vagas;
- Eletromecânica (vespertino) – 30 vagas.
Senai Caruaru:
- Manutenção automotiva (vespertino) – 30 vagas;
- Administração (vespertino) – 30 vagas.
Senai Areias:
- Automação industrial (noturno) – 10 vagas;
- Redes de computadores (vespertino) – 30 vagas;
- Eletrotécnica (matutino) – 10 vagas.
Senai Petrolina:
- Refrigeração e climatização (vespertino) – 30 vagas.
Senai Ipojuca:
- Segurança do trabalho (Vespertino) – 40 vagas;
- Logística (Vespertino) – 40 vagas.
Os cursos técnicos gratuitos possuem carga horária mínima de 800 horas e tem como objetivo transformar os alunos em profissionais aptos para que possam atuar em várias áreas do setor industrial.
De acordo com a instituição através de nota, o preenchimento das vagas será feito a partir da ordem de classificação geral dos candidatos, levando em conta, as médias obtidas pelos estudantes na prova do Enem.
Quem poderá participar dos cursos técnicos gratuitos do Senai – PE?
Para participar do programa de cursos técnicos gratuitos, os interessados devem estar dentro dos seguintes requisitos exigidos pelo Senai:
- Ter finalizado o ensino médio;
- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2019, 2020 ou 2021, com pontuação superior a 450 pontos;
- Estar disponível para aulas presenciais e eventuais visitas técnicas ou aulas práticas em indústrias parceiras;
- Ter baixa renda autodeclarada, por escrito, no ato da inscrição no site;
- Não ser aluno de curso de aprendizagem industrial técnica ou básica no Senai;
- Ter acesso à computador.
Os interessados nas oportunidades em Pernambuco devem preencher um formulário de inscrição com dados como Nome Completo, CPF, RG, E-mail, Telefone, Data de Nascimento, entre outras.
Já para a matrícula, serão necessários dados como cópias do certificado de conclusão do ensino médio, declaração da escola ou histórico escolar, RG, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF e comprovante de residência, além da autodeclaração da condição de baixa renda e do comprovante contendo as notas do Enem.
Entenda as vantagens de fazer um curso técnico
Entre as vantagens de fazer um curso técnico, está a opção prática de experimentar o mercado, excelente retorno financeiro, um alto índice de empregabilidade, valores acessíveis nas mensalidade e seu tempo médio de duração que é de 18 a 24 meses.
Sendo assim, os cursos técnicos saem na frente dos tradicionais cursos de graduação, pois tornam possível uma rápida entrada no mercado para aqueles que estão em busca apenas de uma profissão, não de um emprego. Vale ressaltar que este benefício não é apenas para aqueles que estão finalizando seus estudos no ensino médio, mas para aqueles que já estão no mercado de trabalho mas estão de olho em novas oportunidades de salário.
De acordo com dados de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos alunos formados em cursos técnicos conseguem um emprego já no primeiro ano.