Aprendiz Legal: Como conquistar seu emprego de jovem aprendiz.
O programa Aprendiz Legal é uma iniciativa criada nos anos 2000. O objetivo é fazer com que todos os jovens que ainda não tiveram acesso ao mercado de trabalho pudessem ter oportunidades.
Atualmente, todas as empresas que possuem porte médio ou grande, precisam, de forma obrigatória, fazer a contratação de aprendizes em seu quadro de funcionários. Porém, é preciso que o jovem se enquadre nas condições de contratação.
É necessário ter idade mínima de 14 anos e idade máxima de 24 anos. Além disso, o jovem precisa estar matriculado na escola ou ter concluído os estudos. Jovens que evadiram as aulas não poderão fazer parte do programa.
CONHEÇA MAIS SOBRE A LEI DE APRENDIZAGEM
O programa Aprendiz Legal está inserido dentro de uma lei chamada “lei de aprendizagem”. A lei determina as regras com relação a contratação, idade e até mesmo a carga horária que o jovem deverá cumprir.
Sendo assim, o contrato de trabalho do aprendiz acontece de um a dois anos, de acordo com a necessidade e desejo da empresa e aprendiz. Quando o jovem já participou de outros programas de aprendizagem, ele não poderá participar novamente.
A carga horária é reduzida e pode chegar ao máximo de 30 horas semanais. Além disso, é necessário que o aprendiz trabalhe no máximo 6 horas por dia, tendo que atuar em ambiente sem risco para sua saúde física e mental. Veja como ficam as regras para participação deste programa:
– Carga horária de trabalho de no máximo 6 horas por dia;
– Aprendiz não pode fazer hora extra ou ficar no trabalho após o horário;
– Contrato de trabalho de 1 a 2 anos;
– Atuação na empresa juntamente com um curso de aprendizagem;
– É necessário estar matriculado na escola ou ter concluído a mesma.
Podem fazer parte do programa Aprendiz Legal todos os jovens e adolescentes que tiverem idade entre 14 e 24 anos e que nunca atuaram no mercado de trabalho. Ou seja, é preciso que a carteira não tenha sido assinada anteriormente.
Além disso, o jovem precisa estar cursando o ensino médio, fundamental ou ter concluído os estudos. Quem está fazendo curso superior ou ensino técnico também poderá fazer parte da iniciativa. Por outro lado, quem abandonou os estudos não pode será aceito no programa.
CURSO DE APRENDIZAGEM: ENTENDA COMO FUNCIONA
Para ser um Aprendiz Legal é necessário frequentar o trabalho juntamente com o curso de aprendizagem. Cada empresa possui uma regra diferente, mas na maioria dos casos, o aprendiz frequenta a empresa uma semana e o curso outra semana.
No curso de aprendizagem, que é oferecido por diversas escolas técnicas de todo o país, o jovem tem acesso a todo o conhecimento teórico a respeito do mundo do trabalho.
Alguns conteúdos aprendidos são: atendimento ao cliente, administração, informática, marketing e até mesmo imagem pessoal. Todos estes conteúdos são extremamente importantes para a formação profissional deste jovem.
BENEFÍCIOS QUE O APRENDIZ RECEBE
Cada empresa possui o seu próprio quadro de benefícios para o Aprendiz Legal. Entretanto, algumas regras devem ser seguidas e é obrigatório que o jovem receba:
– Vale transporte para se locomover até o curso e empresa;
– FGTS e décimo terceiro proporcional;
– Férias remuneradas no mesmo período das férias escolares;
– Salário proporcional às horas trabalhadas e compatível com a média do mercado.
VANTAGENS EM PARTICIPAR DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL
Entre as vantagens em ser um Aprendiz Legal, podemos citar a possibilidade de desenvolvimento de novas habilidades pessoais. Sendo assim, o adolescente pode se comunicar melhor, aprender a trabalhar em equipe e até mesmo desenvolver capacidade de liderança.
Para quem deseja crescer dentro da empresa e até mesmo criar um plano de carreira, o programa pode ser uma oportunidade interessante. Porém, é importante mostrar vontade de aprender e dedicação.
Além disso, ao finalizar o seu processo neste programa, o jovem poderá galgar novos desafios em novas empresas, tendo acesso a diversas oportunidades no mercado de trabalho.
ACESSE O LINK ABAIXO E VEJA COMO SE CADASTRAR ÀS VAGAS E PARTICIPAR DO APRENDIZ LEGAL.