Conteúdo
O IFSP está com mais de mil vagas em cursos técnicos gratuitos para mais de 25 campi espalhados pelo estado. O processo seletivo acontecerá já no mês de junho e as inscrições vão até o dia 5 do mês de julho.
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) anunciou nesta terça-feira (10), a abertura de diversos cursos técnicos gratuitos em 26 campus espalhados no interior de São Paulo no segundo semestre deste ano. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 5 de julho por meio do site da instituição. As ofertas são para cursos na modalidade Subsequente e Concomitante. Ou seja, voltado para aqueles que terminaram ou ainda estão cursando o ensino médio.
Cursos técnicos gratuitos disponíveis para inicio imediato no IFSP
As vagas para as formações técnicas no processo seletivo são voltadas para os seguintes campus: Araraquara, Boituva, Birigui, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Capivari, Cubatão, Catanduva, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Jacareí, Itaquaquecetuba, Piracicaba, Jundiaí, Registro, Pirituba, São Carlos, Salto, São José dos Campos, Sertãozinho, São Paulo, Suzano e Sorocaba. Os cursos técnicos gratuitos que estão sendo disponibilizados são:
- Técnico em Mecatrônica;
- Técnico em Administração;
- Técnico em Automação Industrial;
- Técnico em Eletroeletrônica;
- Técnico em Informática;
- Técnico em edificações;
- Técnico em Química;
- Técnico em Informática para internet;
- Técnico em Aquicultura;
- Técnico em Fabricação Mecânica;
- Técnico em Manutenção e Suporte em Informática;
- Técnico em Design de Interiores;
- Técnico em Comércio;
- Técnico em Logística;
- Técnico em Qualidade;
- Técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula;
- Técnico em manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor;
- Técnico em Eletrotécnica;
- Técnico em Telecomunicações;
- Técnico em Cervejaria;
- Técnico em Marketing.
Vale ressaltar que os cursos técnicos gratuitos voltados para o ensino médio, conhecidos como concomitantes, são aqueles em que o estudante cursa apenas a formação técnica no IFSP, devendo, por obrigação, estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola.
Já os cursos técnicos subsequentes, são aqueles onde os alunos cursam apenas os cursos técnicos gratuitos no IFSP, tendo que ter, por obrigação, o ensino médio completo.
O Instituto disponibiliza chances de qualificação, educação e recolocação no mercado de trabalho para todos, não exigindo nenhum limite de idade.
Processo seletivo do IFSP
Aqueles que tiverem interesse em concorrer ao processo seletivo do IFSP para os cursos técnicos gratuitos têm até o dia 5 de junho para se inscrever, por meio do site da instituição.
A inscrição está no valor de R$ 20, entretanto, a isenção pode ser solicitada entre os dias 10 a 20 de maio. Vale lembrar que cada estudante deve optar por apenas um dos cursos técnicos gratuitos e um campus onde pretende estudar.
Para realizar a inscrição, os alunos devem ler atentamente ao Edital nº 225, de 29 de abril deste ano, onde há diversas informações sobre o processo seletivo, cursos, matrícula e vários outros.
Após a leitura do edital, o candidato deve realizar um cadastro na plataforma utilizando dados como nome Completo, Sexo, Estado Civil, Data de Nascimento, UF de Nascimento, CPF, RG, Nome da Mãe, Telefone, Endereço, E-mail, CEP. Após o cadastro haverá outro formulário eletrônico a ser preenchido, assim como o questionário socioeconômico.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER
Como funcionará o sistema de cotas?
Podem solicitar isenção da taxa de inscrição, aqueles que possuírem renda familiar per capita igual ou menor que 1,5 salário mínimo e que tenham cursado o ensino fundamental ou médio em escola pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.
O IFSP mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas de seu processo seletivo. Sendo assim, 50% das oportunidades dos cursos técnicos gratuitos são voltados para candidatos que estudaram o ensino fundamental, integralmente, em instituições públicas.
Também há vagas destinadas para aqueles que possuem renda familiar per capita igual ou menor que 1,5 salário mínimo, candidatos autodeclarados pretos, indígenas ou pardos e candidatos com deficiência.
O processo seletivo acontecerá por meio de uma prova que conta com 30 questões de múltipla escolha que contemplará conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa. As provas serão realizadas das 9h às 12h no dia 19 de junho.