Banco Central do Brasil abre inscrições para dois cursos gratuitos voltados para área de finanças

O Banco Central do Brasil abriu oficialmente as inscrições para dois cursos gratuitos que abordam a área financeira. Ambas formações são online, então pessoas de qualquer local do país podem participar.

Quem concluir as formações no tempo correto e tiver bom aproveitamento poderá até mesmo adquirir um certificado que também é gratuito. Este é útil para comprovar sua participação e enriquecer seu currículo.

As inscrições serão encerradas no dia 1 de abril e com base nesse post você poderá saber com detalhes como realizar o procedimento, então continue a leitura do conteúdo disponibilizado em seguida.

Como funcionam os cursos do Banco Central do Brasil?

Tendo como objetivo levar mais conhecimento a respeito do universo financeiro para a população em geral, o Banco Central do Brasil lançou recentemente dois cursos online que são totalmente gratuitos.

Os estudantes vão poder acompanhar os módulos referentes a formação escolhida em um portal específico e devem concluir os estudos dentro do prazo determinado para receber a certificação, sendo que cada curso possui uma carga horária.

Por ser online, os alunos precisam ter acesso a um dispositivo com internet para participar devidamente e qualquer pessoa pode se inscrever, independente da idade ou da escolaridade, pois as formações foram moldadas para toda a sociedade.

Banco Central do Brasil abre inscrições para dois cursos gratuitos 2023

Fonte: Reprodução Internet

Conheça os cursos disponíveis

A educação financeira é fundamental na vida de todas as pessoas, já que através dela conseguimos ter uma relação saudável com o dinheiro. Se você tem interesse pela área, os cursos abaixo podem ser interessantes:

Gestão de Finanças Pessoais (GFP)

  • Descrição do curso: você aprenderá através de vídeos animados que usam os conceitos básicos sobre temas cotidianos das pessoas;
  • Temas abordados: nossa relação com o dinheiro, poupança e investimento, crédito e endividamento, consumindo serviços financeiros, prevenção e proteção, orçamento pessoal ou familiar, e mais;
  • Objetivo: oferecer aos alunos diversas ferramentas e informações úteis para gerir suas finanças;
  • Duração: 20 dias, que são contados a partir do momento da inscrição;
  • Carga horária: 20 horas.

Formação de Multiplicadores da Opção “Eu e Meu Dinheiro”

  • Descrição do curso: tenha acesso a cinco vídeos de curta duração que incluem uma série de perguntas para reflexão. Além disso, será possível debater com especialistas através de uma guia para discussão em grupo;
  • Temas abordados: orçamento familiar, necessidades e desejos, uso de crédito, consumo consciente, riscos e imprevistos, a importância de poupar e mais;
  • Objetivo: sensibilizar os alunos para a gestão das finanças pessoais e também capacitá-los para conduzir grupos de discussão;
  • Duração: 10 dias, que são contatos a partir da inscrição;
  • Carga horária: 10 horas.

Detalhes sobre o certificado

Conforme já abordado anteriormente, aqueles que concluírem os cursos disponibilizados pelo Banco Central do Brasil adequadamente vão poder adquirir um certificado completo que também é gratuito.

Para ter acesso ao mesmo, é necessário concluir a formação no tempo determinado e também ter um bom aproveitamento geral, sendo que este pode ser determinado mediante a aplicação de alguns testes específicos.

Assim que o curso é concluindo conforme as regras, o certificado é liberado de forma digital e contém todos os dados relacionados ao aluno. Você pode então optar por imprimi-lo se assim desejar.

Por que fazer um curso de educação financeira?

A educação financeira tem se mostrado cada vez mais importantes na vida dos cidadãos, já que através dela é possível lidar melhor com o dinheiro disponível. Veja abaixo alguns motivos para fazer os cursos do Banco Central do Brasil:

  •  Saiba o real valor do dinheiro: para aprender a administrar o seu dinheiro, é preciso compreender a real importância do mesmo e através do curso será fácil entender esse ponto específico;
  • Melhores escolhas na hora de investir: com base na educação financeira, você vai poder compreender alguns conceitos e dados importantes que vão te ajudar no momento de selecionar os seus investimentos;
  • Melhore o planejamento do seu futuro: identifique com mais facilidade quais são as suas prioridades financeiras, aumente sua disciplina quanto aos gastos e defina metas reais que podem ser alcançadas para melhorar seu futuro;
  • Conquiste os seus sonhos: quem tem mais conhecimentos sobre finanças está mais próximo de conquistar seus sonhos, pois o indivíduo evita gastos desnecessários e poupa dinheiro para comprar sua casa própria, por exemplo.

Saiba como fazer a inscrição para os cursos

Se você deseja realizar os cursos do Banco Central do Brasil para aprender mais sobre a área financeira, será preciso fazer a sua inscrição até o dia 1 de abril de 2023. Veja logo a seguir como realizar este procedimento:

  • Entre no site oficial do Banco Central do Brasil;
  • Leia as informações sobre os cursos disponíveis e clique em “Inscreva-se grátis” na opção de seu interesse;
  • Na página seguinte, clique novamente em “Inscreva-se” e então faça o seu login com os dados do portal Gov.br;
  • Caso ainda não seja cadastrado, basta se registrar;
  • Assim que a inscrição for concluída você já pode começar o curso e deve finalizá-lo no período correto.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.