Conteúdo
- 1 A Segurança do Trabalho no mercado
- 2 Como funciona o curso gratuito de Segurança no Trabalho
- 3 Funções de um técnico em Segurança do Trabalho
- 4 Remuneração do técnico em Segurança do Trabalho
- 5 Qual curso escolher
- 6 Como realizar a inscrição para o curso gratuito de Segurança no Trabalho
- 7 Sobre o certificado
Os cursos online se tornaram tendência atualmente, principalmente devido a pandemia do Coronavírus que tem impossibilitado a realização de cursos presenciais. Hoje falaremos tudo sobre o curso gratuito de Segurança no Trabalho.
O objetivo principal desse referido curso é de apresentar novos conhecimentos, normas e medidas que auxiliam na proteção da integridade física dos trabalhadores, minimizando então a chance de acidentes no trabalho e de doenças ocupacionais.
Sendo assim, há uma melhora relativa na qualidade das condições de trabalho no local. Se você tem interesse pela área de Segurança do Trabalho, que é amplamente valorizada no mercado trabalhista, continue sua leitura para saber mais sobre o curso.
A Segurança do Trabalho no mercado
O mercado de trabalho para essa profissão é amplo e muitas vezes faltam profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis em grandes empresas. Sendo assim, optar pelo curso gratuito de Segurança no Trabalho é muito interessante.
Empresas que estão em obras precisam por Lei ter um técnico em Segurança do Trabalho presente no local, mesmo que a obra seja de pequeno porte, para fins de evitar possíveis acidentes com os trabalhadores presentes.
Pode-se dizer então que se trata de uma boa profissão, pois o mercado de trabalho se encontra amplo para a contratação destes, já a remuneração pode variar bastante de acordo com o contratante do profissional.
Como funciona o curso gratuito de Segurança no Trabalho
Esse curso é oferecido de maneira online, sendo assim, para realizá-lo você precisa apenas ter acesso a um dispositivo com internet. Esta é uma vantagem que permite uma flexibilização maior dos seus horários de estudo, assim não atrapalha suas demais atividades diárias.
O curso possui base totalmente legal e não requer pré-requisitos, mas é recomendado ter Ensino Médio completo. Já a carga horária total das aulas teóricas é de 35 horas, havendo possibilidade de emissão de certificação técnico-teórica.
O objetivo principal do curso gratuito de Segurança no Trabalho é a Qualificação Profissional. Sendo assim, o interessado aprenderá todos os fundamentos da Segurança do Trabalho e também os tipos de riscos, acidentes e doenças.
Funções de um técnico em Segurança do Trabalho
Como a atuação primordial do técnico em Segurança do Trabalho é a elaboração e implementação das políticas de segurança e saúde no ambiente de trabalho, algumas funções específicas podem ser exercidas por ele:
- Fazer a inspeção de instalações, equipamentos e outros locais da empresa para determinar possíveis fatores de risco para a causa de acidentes;
- Coordenar e orientar o sistema de segurança do trabalho;
- Sugerir dispositivos de segurança, normas e possíveis modificações em instalações e equipamentos com a finalidade de prevenir acidentes;
- Criar estatísticas de possíveis acidentes e registrar alguma irregularidade;
- Treinar os funcionários da empresa contratante sobre normas de segurança para prevenir possíveis acidentes.
De forma resumida a função geral de um técnico em Segurança do Trabalho é zelar pela segurança e saúde de todos os trabalhadores e para exercer esta é importante sempre se manter atualizado sobre o assunto, por isso cursos como este são amplamente recomendados.
Remuneração do técnico em Segurança do Trabalho
Conforme citado anteriormente, o mercado de trabalho para essa profissão é muito amplo, de forma em que faltam profissionais para preencher as vagas disponíveis, assim a remuneração para tal profissão é considerada muito boa.
O salário pode sofrer uma grande variação de acordo com a empresa contratante e do poder aquisitivo desta, sendo assim a remuneração pode variar de R$1.700,00 a R$2.700,00 dependendo também da formação do profissional.
Aqueles que já trabalham na área há mais tempo, tendo carreira devidamente consolidada conseguem ter acesso a remuneração superior a esta citada, por isso é muito importante se atualizar quando a profissão constantemente.
Qual curso escolher
Na internet, há diversas plataformas de ensino que oferecem o curso gratuito de Segurança no Trabalho com possibilidade de emissão de certificado, porém uma das melhores é a Prime Cursos e por isso esta terá nossa indicação.
O certificado que é emitido pela plataforma é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e é válido em todo o país. Na página do curso as avaliações dos alunos que já o realizaram são excelentes. Sendo assim, pode-se dizer que ele é de qualidade.
Caso você opte por outra plataforma, busque antes de realizar o curso saber mais sobre ele e também sobre a opinião daqueles que já o realizaram. Caso você opte por emitir certificado, sempre verifique se este pode ser usado em todos os estados do Brasil.
Como realizar a inscrição para o curso gratuito de Segurança no Trabalho
Se você tem interesse em aprimorar seus conhecimentos sobre tal área ou começar a atuar nesta, realizar o curso é uma excelente alternativa e para se inscrever basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o site oficial do Prime Cursos;
- Clique no botão vermelho “Assinar grátis”;
- Você deve então fazer um cadastro na plataforma informando seu nome completo, e-mail e criando uma senha. Também é possível efetuar o cadastro conectando com o Facebook ou com a sua conta Google;
- Pronto! Você terá acesso instantâneo aos conteúdos do curso gratuito de Segurança no Trabalho é pode começar a estudar imediatamente.
Vale lembrar que após concluir as aulas teóricas você deve realizar um teste simples para a conclusão do mesmo, e após conseguir uma nota média neste, você pode emitir o certificado técnico oferecido pela Prime Cursos.
Sobre o certificado
O curso gratuito de Segurança no Trabalho oferece certificação técnico-teórica, conforme já citado anteriormente e este é assinado por um Engenheiro Técnico de Segurança e segue todas as normas de emissão para que ele possa ser usado em todo o Brasil.
As vantagens de optar pela emissão do certificado é que este pode auxiliar você a buscar um emprego ou obter uma promoção no seu emprego atual, pois haverá um grande enriquecimento curricular a partir da realização deste curso.
Ele pode ser usado também como horas complementares exigidas por universidades no campo de atividades extracurriculares, gerando também a progressão funcional para Servidores Públicos e funcionando como pré-requisito para concursos públicos. Para adquirir o certificado, é necessário pagar uma baixa quantia, mas vale ressaltar que a emissão do certificado é opcional.