Programa Jovem Aprendiz Tech é criado para atender as áreas tecnológicas das empresas

O Programa Jovem Aprendiz Tech é um novo projeto que visa desenvolver as habilidades de jovens brasileiros para que eles possam ingressar no mercado de trabalho, mais especificamente na área de tecnologia.

O segmento tecnológico é um dos que mais cresce em todo o mundo, porém há um déficit de profissionais capacitados nas empresas do ramo, então essa iniciativa visa preparar jovens para atuarem nessa área que possui tantas oportunidades.

Se você tem uma empresa desse setor e quer saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando o nosso post para entender melhor como funciona este projeto e como participar.

O que é o Programa Jovem Aprendiz Tech

O Meu Futuro Digital é conhecido por ser um grande ecossistema que visa conectar ONGs, empresas e instituições de ensino, sendo que estas se uniram para criar o Programa Jovem Aprendiz Tech.

Esse projeto é voltado especialmente para desenvolver skills técnicos e habilidades comportamentais dos jovens a fim de prepará-los para o mercado de tecnologia, sendo que a metodologia usada segue os parâmetros legais do Ministério do Trabalho.

Em outras palavras, os participantes poderão adquirir um desenvolvimento pessoal e profissional ao trabalhar como aprendizes, desenvolvendo atividades relacionadas aos setores da tecnologia, indústria, comércio ou serviços.

Programa Jovem Aprendiz Tech areas tecnológicas das empressas

Fonte: Reprodução Internet

Quem pode ser aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz Tech é destinado para jovens com idade entre 14 e 24 anos de idade, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino fundamenta/médio com a faixa etária devida.

Além disso, é preciso estar com a frequência escolar em dia e para participar não é necessário experiência prévia, já que o objetivo da iniciativa é exatamente preparar os jovens para o ingresso no mercado de trabalho.

Vale mencionar ainda que as pessoas que realmente têm interesse pelo setor tecnológico e perfil de proatividade são o público alvo do programa, então os jovens que se enquadram nesse perfil terão uma grande oportunidade.

O que os jovens aprenderão

Além de todo o conteúdo obrigatório já presente no programa convencional de aprendizagem, o Jovem Aprendiz Tech vai oferecer 270h a mais de conhecimentos para a área tecnológica, sendo eles:

  • Introdução a computação;
  • Hackathon de Lógica;
  • Lógica de programação com Javascript;
  • Versionamento de Código com GitHub;
  • Hackathon de Algoritmos;
  • Programação FrontEnd Javascript;
  • Arquitetura Web HTTP;
  • Hackathon de Landing Page Básica;
  • Linguagem de marcação e apres HTML5 e CSS3;
  • Introdução à Programação Orientada a Objetos;
  • Hackathon de Landing Page React;
  • Frameworks BackEnd e FrontEnd.

O Programa Jovem Aprendiz Tech também vai oferecer Bootcamps de tecnologia que terão carga horária total de 120 horas, onde 60 horas serão de aulas síncronas e mais 60 horas de atividades assíncronas.

Quais são os resultados esperados

Esse Programa Jovem Aprendiz Tech foi pensado nos mínimos detalhes para atender da melhor forma possível os jovens e empresas participantes, sendo assim, alguns dos principais resultados esperados incluem:

  • Uma jornada profissional dos jovens onde haja total eficácia e efetividade no mundo trabalhista, de forma que eles adquiram uma formação específica que pode gerar uma inclusão social significativa, o que irá motivar o seu crescimento na área devido ao empoderamento acadêmico e financeiro;
  • Proporcionar ganhos efetivos para ambos os lados participantes a fim de aprimorar a perspectiva de inclusão dos jovens talentos nas empresas;
  • Fortalecimento das denominadas políticas ESG das empresas.

Vale destacar ainda que a iniciativa também se mostra muito importante para as empresas participantes, já que os jovens capacitados através do programa podem se tornar futuros talentos do seu corpo de colaboradores.

Importância do Jovem Aprendiz Tech

O Programa Jovem Aprendiz Tech foi baseado no programa criado pelo Governo Federal em 2.000, sendo que este se tornou muito importante para inserir jovens no meio trabalhista brasileiro.

Hoje a taxa de desemprego na faixa etária entre 18 e 24 anos é de 27%, sendo uma informação preocupante. Em contrapartida, há uma demanda crescente por profissionais na área de tecnologia.

Sendo assim, o Jovem Aprendiz Tech surgiu para atender ambas realidades, de forma a qualificar uma mão de obra específica para o início em carreiras de tecnologia, cobrindo os aspectos socioemocionais e técnicos exigidos.

Com base em uma educação de qualidade o projeto pode mudar muitas realidades, o que vai combater diretamente a desigualdade existente em nosso país ao mesmo tempo em que combate o desemprego entre os jovens.

Como fazer a inscrição

Se você possui uma empresa relacionada ao segmento de tecnologia e deseja fazer parte do Programa Jovem Aprendiz Tech ao contratar os participantes, faça a sua inscrição conforme o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Meu Futuro Digital;
  • Confira algumas informações relacionadas ao projeto;
  • No final da página haverá um formulário, onde será preciso informar o seu nome, e-mail, celular, nome da empresa, número de colaboradores, local da sede (cidade e estado), CNPJ e quantos aprendizes pretende contratar;
  • Após enviar o formulário, novas informações relacionadas ao projeto serão encaminhadas via e-mail para que você possa sanar todas as suas dúvidas.

Escreva um Comentário