UFMS oferece vagas de estágio remunerado para estudantes sem experiência

A UFMS está disponibilizando dezenas de vagas de estágio remunerado para estudantes sem experiência. A bolsa disponibilizada pela instituição é de R$ 622, com oportunidades também para PCD.

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)  anunciou na última sexta-feira (29), a abertura de 100 vagas de estágio remunerado para estudantes de graduação sem experiência através do Programa de Desenvolvimento Profissional. Ao total, serão 100 vagas abertas em todos os campi. O intuito do programa de estágio remunerado é oferecer oportunidades aos estudantes no mercado de trabalho, assim eles podem avançar suas habilidades profissionais e estarão aptos para futuras oportunidades.

Requisitos para participar do estágio remunerado da UFMS

Para concorrer no processo seletivo para as vagas de estágio remunerado, os candidatos sem experiência devem estar devidamente matriculados na UFMS, ter disponibilidade para atuar por 20 horas semanais, o que equivale a 4 horas por dia e, também, ter o currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq. Caso o estudante se encaixe dentro de alguns cenários, não poderá participar do processo seletivo. Confira os requisitos:

  • Estar no último semestre do curso de graduação;
  • Estar vinculado com outro Programa da UFMS com recebimento de auxílio (exceto os auxílios estudantis);
  • Ter cumprido penalidade por Processo Administrativo Disciplinar do Estudante (PADE);
  • Estar matriculado na UFMS há mais de seis anos.

Os candidatos sem experiência que não se enquadrem nestes cenários e apresentem os requisitos básicos, devem realizar a inscrição no site de Sistemas de Informação e Gestão de Projetos da Instituição até o dia 06 de maio.

Vale ressaltar que, das 100 vagas abertas para o programa de estágio remunerado da UFMS, 10% serão voltadas para pessoas com deficiência (PcDs) e 30% para pessoas autodeclaradas pardas ou pretas. Para a inscrição, serão necessários alguns dados essenciais como nome completo, e-mail e também CPF.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 

Entenda como funcionará o processo seletivo da UFMS

O processo seletivo com vagas estágio remunerado da UFMS será realizado por meio da avaliação do histórico escolar dos estudantes e também por meio de uma prova online com 20 questões de Língua Portuguesa, que está prevista para acontecer no dia 18 deste mês.

O link para que o aluno possa realizar sua prova será disponibilizado no Sigproj e o estudante terá até uma hora a partir do primeiro acesso para poder iniciar a prova.

Para a avaliação de desempenho dos estudantes serão calculadas as médias finais. Os candidatos selecionados serão classificados em ordem decrescente de pontuação e aqueles com MF inferior a 60 serão desclassificados do processo. Em caso de empate, a ordem de classificação observará o maior percentual de carga horária cursada com aproveitamento, menor quantidade de reprovações, maior coeficiente de rendimento e maior idade

A primeira divulgação dos resultados oficiais acontecerá no dia 6 de junho e as contratações começarão a ser realizadas a partir do dia 8 do próximo mês. Aqueles estudantes sem experiência que forem aprovados no processo seletivo de estágio remunerado da UFMS contarão com uma bolsa auxílio de R$ 622 por mês.

Vantagens de participar de um programa de estágio remunerado

Grande parte dos estudantes que começam uma graduação já sonham com sua vida profissional e uma etapa essencial para alcançar essa carreira é por meio do estágio.

Sendo assim, é importante conseguir bons estágios durante a graduação, tendo em vista que não há muitas oportunidades no mercado atualmente, que une a teoria e a prática, aprendendo com aqueles que já fazem parte do mercado de trabalho. 

Entre as vantagens dos programas de estágio, está conhecer melhor a sua profissão, pois dependendo do curso escolhido, grande parte do seu aprendizado se dará por meio da teoria, podendo deixar os estudantes em dúvida. Além disso, durante o estágio, poderá ampliar sua rede de contatos, pois é durante ele que você terá a oportunidade de atuar com profissionais que estão no mercado há mais tempo e que conhecem mais sobre a profissão.

One Response

  1. Jamile 1 de junho de 2022

Escreva um Comentário