Concurso Público, Cadetes do Ar, da Aeronáutica abre 130 vagas para candidatos do ensino fundamental

As inscrições vão até 20 de Abril. Serão muitas etapas até que o candidato consiga de fato a sua vaga no curso. Confira mais a seguir sobre como se inscrever, valor de taxa e muito mais

Já se encontram abertas as inscrições para o Concurso Público da Aeronáutica, que está destinado a preencher cerca de 130 vagas para admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar, para o próximo ano, ou seja, em 2023. A grande maioria das vagas disponíveis são para candidatos que concluíram o ensino fundamental e até mesmo para quem ainda está cursando. 

Concurso Público Cadetes do Ar, da aeronáutica, está oferecendo vagas para quem já concluiu ou está cursando o ensino fundamental

O concurso público da aeronáutica para a Cadetes do Ar está oferecendo 110 vagas para homens e apenas 20 para as mulheres.

Todos os candidatos interessados deverão possuir pelo menos o ensino fundamental completo ou ainda estar cursando, além de ter idade entre 15 e 18 anos completados até o dia 31 de dezembro de 2023 e possuir altura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m.

As inscrições já começaram, mas atenção: as inscrições só serão recebidas até às 9hs da manhã do dia 20 de abril, através da realização de um cadastro pessoal no site do concurso público para Cadetes do Ar, disponível neste link. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de participação, que custa R$ 80,00.

Onde ocorrerá o curso responsável pela capacitação dos novos cadetes?

O curso da Aeronáutica que visa capacitar novos cadetes  será ministrado na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. O curso Cadetes do Ar possui duração de 3 anos, sendo ofertado em regime de internato, além de ser equivalente ao ensino médio tradicional regular, mas abrangendo, também – em horários de contra turno aos estudos tradicionais – instruções militares.

Os estudantes que ingressarem na Cadetes do Ar irão receber toda a preparação necessária para concorrer a uma das vagas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, o CFOAV, da Academia da Força Aérea – AFA, na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo.

Ao longo do período de estudos dos alunos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), a Aeronáutica irá conceder alojamentos, área de alimentação, fardamento característico completo e assistências médico e hospitalar, além de assistência dentária. A Aeronáutica também irá ofertar remuneração inicial em torno de R$ 1.300.

Saiba como serão aplicadas as provas do Concurso Público Cadetes do Ar, da Aeronáutica

Logo na primeira fase, que já está marcada para o dia 3 de julho de 2022, todos os candidatos terão que realizar uma prova, contendo 48 questões de múltipla escolha, finalizando com uma redação. O conteúdo programático da prova terá Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (nesse caso, será o Inglês) e Matemática.

A aplicação da prova acontecerá em 16 municípios espalhados pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Os municípios serão: Belém, no Pará; Recife, em Pernambuco; Salvador, na Bahia; Natal, no Rio Grande do Norte; Rio de Janeiro (capital); em Belo Horizonte e Barbacena, Minas Gerais; em São Paulo (capital) e Pirassununga, São Paulo; Curitiba, no Paraná; em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; em Brasília, no Distrito Federal; em Manaus, no Amapá; Porto Velho, em Rondônia e em Boa Vista, Roraima.

Após o resultado das provas, haverá a aplicação das demais etapas, onde os participantes pré-aprovados ainda terão mais avaliações pela frente, como inspeção de saúde e um exame de aptidão psicológica, que acontecerá de 22 de setembro ao dia 7 de outubro, e também o teste físico, que ocorrerá de 16 até o dia 18 de novembro.

Você pode conferir todos os detalhes a respeito da inscrição, isenção de taxa e demais informações na pagina oficial do concurso. CLIQUE AQUI e você será redirecionado para a pagina principal.

Escreva um Comentário