Conteúdo
O Enem 2023 teve a data de inscrição alterada pelo Ministério da Educação, etapa esta que agora deve acontecer entre os dias 5 a 16 de junho. Os interessados em participar devem então preencher um formulário online específico.
A aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio estão previstas para os dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos, onde o formato deve permanecer o mesmo dos últimos anos.
O Enem é a porta de entrada para universidades de todo o país, incluindo instituições públicas e privadas. Para saber maiores informações sobre o exame e como deve ser feita a inscrição, continue a sua leitura.
O que é o Enem?
Embora o Enem já seja conhecido pela maior parte da população brasileira, muitas pessoas possuem dúvidas em relação a ele. O Enem foi lançado em 1998, tendo o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes que concluíram o Ensino Médio.
A partir do ano 2004, a prova se tornou uma ferramenta de ingresso no ensino superior. Atualmente é reconhecida como a prova mais completa de exame educacional do país, tendo grande importância para quem deseja iniciar a carreira acadêmica.
No Enem 2023 as provas acontecem em dois dias diferentes, tendo no total 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Veja logo a seguir o que é cobrado em cada dia:
- Primeiro dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Segundo dia: Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.
Como a nota do Enem pode ser usada
Após a realização do Enem 2023, os candidatos podem usar as suas notas para tentar ingressar em universidades de todo o Brasil, sejam elas privadas ou públicas. Em muitos casos, o exame substitui o vestibular e permite a participação em programas como:
- Prouni: possibilita a entrada em universidades particulares com bolsa de 50% ou 100%;
- Fies: consiste no Fundo de Financiamento Estudantil, onde é possível realizar o curso em instituição privada e efetuar o pagamento após a conclusão do curso;
- Sisu: por meio deste é possível conseguir uma vaga em instituições de ensino superior públicas.
Em casos onde universidades particulares aceitam a nota no Enem ao invés de realizar o vestibular, e o candidato consegue uma vaga fora destes programas, é importante mencionar que a mensalidade será cobrada integralmente.
Veja como se inscrever no Enem 2023
Se você quer conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade, não deixe de realizar a sua inscrição dentro do período correto, que é entre os dias 5 e 16 de junho. Veja logo abaixo como se inscrever:
- Primeiramente, acesse a Página do Participante, e caso ainda não tenha cadastro, basta criar um para dar sequência à inscrição;
- Se o interessado precisar de acessibilidade para fazer o exame, ele precisa então informar este fato logo no início;
- Agora escolha a língua estrangeira para as questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que pode ser inglês ou espanhol;
- Preencha agora campos específicos com informações pessoais, incluindo dados relacionados à escolaridade;
- Será então disponibilizado um questionário de 20 questões, onde o participante precisa preencher tudo conforme a sua situação socioeconômica;
- Por fim, basta fazer a emissão do boleto referente à taxa do exame e efetuar o pagamento deste para finalizar sua inscrição.
Vale comentar ainda sobre a necessidade de ceder todas as informações corretamente e com atenção para evitar erros ortográficos, pois isso pode prejudicar a análise de sua inscrição posteriormente.
Se você tiver qualquer dúvida em relação ao processo de inscrição no Enem 2023, não deixe de conferir o edital na íntegra que foi disponibilizado pelo Ministério da Educação.
Pedido de isenção de taxa de inscrição
O pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2023 deve ter sido realizado pelos candidatos aptos até o dia 23 de abril. Aqueles que conseguiram a isenção no Enem 2022 mas não foram fazer o exame, não podem obter a vantagem novamente.
O resultado dos pedidos de isenção já foram divulgados e aqueles que solicitaram podem verificar se foram aprovados através da própria Página do Participante do Exame Nacional do Ensino Médio.
É importante mencionar ainda que os candidatos que não se inscreveram para obter a isenção até a data comentada ou que não foram aprovados, deverão realizar o pagamento da taxa de R$85,00 para fazer a prova.
Veja Também:
- Aplicativos e Sites Para Fazer Simulados Para o Enem 2023
- Preparatório Gratuito Para o ENEM 2023
- Sites Gratuitos Para Estudar Para o ENEM 2023
- Aplicativos Para Estudar Para o Enem 2023
Calendário completo do Enem 2023
Conforme mencionado no início desse post, as datas de inscrição do Enem foram alteradas pelo Ministério da Educação, mas o restante do cronograma se mantém o mesmo. Veja abaixo o calendário do Enem 2023:
- Possibilidade de entrar com recurso para conseguir a isenção: 8 a 16 de maio;
- Resultado definitivo do recurso: 19 de maio;
- Pagamento da taxa de inscrição: entre o dia 5 e 21 de junho;
- Solicitação de Tratamento pelo Nome Social e Atendimento Especializado: entre 5 e 16 de junho;
- Período de inscrição: entre 5 e 16 de junho;
- Resultado definitivo das inscrições: 26 de junho;
- Recurso de inscrição: 26 de junho;
- Provas: 5 e 12 de novembro.
OláAbraços me chamo leandro Rodrigo eu quero me profissionaliza na área de enfermagem minha idade 33 anos