Governo de Goiás anuncia a abertura de mais de 7 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos do estado

O Governo de Goiás está com R$ 4 milhões para investir em cursos gratuitos de qualificação profissional e a expectativa é que 7 mil vagas sejam geradas até o segundo semestre de 2022.

O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), está com R$ 4,6 milhões do governo federal para o investimento em cursos gratuitos de qualificação profissional. O valor vem de duas linhas de incentivo, disponibilizadas através de parcerias firmadas entre os ministérios da Educação (MEC), Previdência e do Trabalho. Com a liberação da verba, será possível que o Governo de Goiás possa abrir mais de 7,4 mil vagas para a população gratuitamente, espalhadas em 16 municípios do estado já no segundo semestre deste ano.

Entidades do Governo de Goiás se pronunciam sobre iniciativa

De acordo com Marcio Cesar Pereira, titular da Sedi, a secretaria atua em diversas iniciativas para incentivar o desenvolvimento e a inovação do estado de Goiás.

Os cursos gratuitos de qualificação profissional possui um papel fundamental, tendo em vista que, diante da análise da movimentação do mercado de trabalho, demandas e das vocações produtivas apresentadas por cada região do estado, o Governo de Goiás e a Sedi podem realizar a conexão exata entre as necessidades que ocorrem entre o empregado e o empregador.

Já Ludmila Alves Danas Gonçalves, assessora de Educação e Tecnologia da secretaria, explica o perfil das duas linhas de incentivo do Governo de Goiás para os cursos gratuitos de qualificação profissional.

Programa Qualifica Mais Emprega Mais

O programa Qualifica Mais Emprega Mais, conta com cursos gratuitos de qualificação profissional de várias áreas da tecnologia e leva em consideração a vocação produtiva de cada região.

A assessora afirma que será ofertado, pelo Governo de Goiás, o curso de operador de processamento de grãos e cereais, que está em bastante alta. Já o curso de operador de empilhadeiras é muito necessário para o setor de produção de Aparecida, o de máquinas de costura é demandado por Goiânia, Trindade e região da 44.

Já a linha de incentivo Qualifica Mais Progredir, oferta apenas um curso gratuito de qualificação profissional, que é o de microempreendedor individual (MEI), de 160 horas, que é voltado para candidatos acima de 18 anos ou que sejam beneficiários de algum tipo de transferência de renda, seja ela federal, municipal ou estadual. Ludmila ressalta que as áreas de serviços e profissionais autônomos tiveram um grande crescimento em alguns municípios durante a pandemia, sendo por este motivo que esta formação foi escolhida.

Quais municípios serão contemplados com as oportunidades do Governo de Goiás?

Para o Programa Mais Emprega Mais, os diversos cursos gratuitos de qualificação profissional contam com requisitos específicos de acesso. Ao total são 6.475 vagas para o segundo semestre e os municípios beneficiados são os seguintes: 

  • Itumbiara;
  • Valparaíso de Goiás;
  • Santo Antônio do Descoberto;
  • Cidade de Goiás;
  • Luziânia;
  • Porangatu;
  • Jataí;
  • Rio Verde;
  • Itaguaru;
  • Goiânia;
  • Águas Lindas de Goiás;
  • Nova Crixás;
  • Anápolis;
  • Aparecida de Goiânia;
  • Catalão;
  • Crixás.

Já para o Programa Qualifica Mais Progredir, há apenas um curso gratuito de qualificação profissional para jovens de 18 anos e beneficiários de transferência de renda. Ao total, são 1 mil vagas disponibilizadas pelo governo federal. As oportunidades estão distribuídas igualmente entre as cidades de Goiânia e Águas Lindas de Goiás. 

Vale ressaltar que os editais com a abertura de vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional devem ser elaborados e publicados pela Sedi já no mês de maio.

Por que fazer um curso de qualificação profissional?

Muitas pessoas acham que se formar em uma profissão já é o suficiente. Entretanto vai muito além disso, tendo em vista que o mercado já sinaliza que a competição está cada vez mais acirrada e aqueles que param no tempo ficam para trás.

A qualificação profissional é ótima para atualizar os conhecimentos, tendo em vista que no mundo atual, as informações surgem a todo momento.

Também é uma boa oportunidade para aqueles que buscam por reconhecimento profissional, tendo em vista que em uma entrevista de emprego, aumento de salário, promoção de cargo ou bonificação, as empresas levam bastante em consideração a formação acadêmica profissional.

Escreva um Comentário