Instituto PROA oferece vagas para curso gratuito de capacitação voltado para jovens da Grande São Paulo; Confira

O Instituto PROA é referência em educação voltada para o mercado de trabalho e neste momento, há 150 vagas abertas para o seu programa de capacitação na área tecnológica, sendo que os interessados podem se inscrever até o dia 20 de maio.

A iniciativa é voltada especialmente para jovens que residem na Grande São Paulo e os alunos não precisam pagar valor algum para assistir as aulas, que devem ocorrer no formato semipresencial com o apoio do Senac Lapa Tito.

Para participar é necessário que os interessados atendam a alguns requisitos básicos que serão comentados nesse post. Confira a seguir alguns detalhes sobre este instituto e saiba mais sobre curso gratuito que está sendo ofertado.

Conheça o Instituto PROA

O Instituto PROA existe desde 2007, sendo que o seu principal objetivo é criar oportunidades para que os jovens possam se desenvolver profissionalmente e pessoalmente, sendo que o foco de suas iniciativas são pessoas de baixa renda.

Até o momento, mais de 9.500 jovens já conseguiram se formar através das mais diversas iniciativas do instituto que atua nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco.

Como os cursos disponibilizados pelo Instituo PROA são totalmente gratuitos e visam a inserção dos jovens no mercado de trabalho, o seu papel social é muito forte e gera resultados positivos para a sociedade como um todo.

Instituto PROA vagas para curso gratuito de capacitacao para jovens da Grande Sao Paulo

Fonte: Reprodução Internet

Detalhes sobre o curso

As novas turmas que serão abertas para o curso de capacitação em programação devem iniciar as aulas no dia 1 de agosto, sendo que os alunos irão receber vale transporte, notebook, uniforme e até mesmo mochila para acompanhar os conteúdos da melhor forma possível.

Conforme mencionado, o conteúdo será aplicado através do regime semipresencial, ou seja, uma parte das aulas serão online e outra parte será presencial no Senac Lapa Tito, situado na rua Tito, número 42 – Vila Romana, Zona Oeste.

Vale mencionar ainda que as aulas irão ocorrer de segunda a sexta-feira em dois turnos distintos: tarde (das 14:00 às 18:00) e manhã (das 9:00 às 13:00). Veja logo a seguir como será o funcionamento do curso:

  • Núcleo Técnico: irá desenvolver competências técnicas de um aluno de Programação Java com base no trabalho em grupo, projetos, atividades e vivências corporativas;
  • Núcleo Comportamental: irá desenvolver as competências sociocomportamentais e também o perfil profissional através de atividades relacionadas ao propósito, ao autoconhecimento e ao mercado de trabalho;
  • Núcleo Cultural: haverá uma expansão do repertório cultural dos jovens e serão proporcionadas experiências práticas dentro do mercado de trabalho;
  • Demo Day: trata-se de um trabalho de conclusão, onde os alunos deverão abordar os conhecimentos comportamentais e técnicos adquiridos no curso;
  • Reunião de Responsáveis: haverá uma apresentação do programa aos responsáveis a fim de buscar por apoio, aprovação e compromisso;
  • Atividades extracurriculares: no decorrer do curso, os jovens poderão visitar espaços culturais e empresas de renome situadas em São Paulo.

Quem pode participar?

Conforme mencionado no início desse post, para participar do curso gratuito de tecnologia ofertado pelo Instituo PROA, é necessário que todos os jovens atendam a alguns pré-requisitos, que incluem:

  • Ter interesse em trabalhar com tecnologia e aprender a programar;
  • Morar na Grande São Paulo;
  • Ter idade entre 17 e 22 anos;
  • Estar cursado ou já ter concluído o Ensino Médio em instituição de ensino pública.

Se você atende a estas especificações, será possível conquistar uma das 150 vagas que estão abertas no momento. Vale mencionar ainda que o curso terá duração de 6 meses e ele conta com um conteúdo programático completo.

Certificados

Aqueles que forem selecionados devidamente para participar da iniciativa e concluírem o curso devidamente, poderão contar com 2 certificados distintos que também são gratuitos e válidos em todo o Brasil.

O primeiro será o Certificado PROA e o segundo será o Certificado Senac. Estes documentos são muito importantes para que os alunos possam comprovar a sua nova formação a fim de conseguir uma oportunidade nessa área.

Para que seja possível obter as certificações, é necessário que os participantes tenham um bom aproveitamento ao longo das aulas e no final do processo, o Instituto irá liberar as certificações em nome de cada um.

Como fazer a inscrição

As inscrições do curso de programação ficarão abertas até o dia 20 de maio, se tratando de um procedimento online que pode ser feito rapidamente. Para tentar conquistar uma vaga, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Instituto PROA clicando aqui;
  • No menu superior da plataforma, clique em “Profissão“;
  • Todos os detalhes referentes ao curso serão exibidos e você deve clicar em “Inscreva-se aqui“;
  • Agora selecione “Grande São Paulo – PROFISSÃO“;
  • Caso seja o seu primeiro acesso, selecione cadastre-se e crie um perfil para completar a inscrição;
  • Se você já é cadastrado, basta informar o seu login e prosseguir com a inscrição.

Vale mencionar que o Instituto fará uma análise de todos os inscritos para conferir se eles realmente atendem aos requisitos mencionados aqui.

Escreva um Comentário