Jovem Aprendiz Furnas 2022: Benefícios, Inscrição e Processo Seletivo

A Furnas Centrais Elétricas é uma grande empresa brasileira que atua na transmissão, geração e comercialização de energia elétrica, sendo um excelente local para atuar como Jovem Aprendiz Furnas em 2022.

Esse programa de abrangência nacional tem como foco jovens de idade entre 15 e 17 anos que nunca trabalharam, de forma que estes terão acesso a um processo de qualificação técnico-profissional dentro da empresa mencionada.

Aqueles que são escolhidos para ocupar as vagas em aberto receberão a primeira assinatura na carteira de trabalho e poderão contar com vários benefícios, que incluem férias remuneradas e até mesmo um salário bastante justo.

Mais detalhes sobre o projeto

Por se tratar de uma criação de inteira responsabilidade do Governo Federal, o Jovem Aprendiz possui um embasamento legal através da Lei da Aprendizagem que foi modificada e estabelecida no ano 2.000.

Hoje essa lei define que empresas de grande médio porte situadas em território nacional devem reservar entre 5 e 15 por cento de suas vagas totais para os adolescentes participantes do programa, pois assim eles poderão conseguir sua primeira experiência trabalhista.

Além disso, também está estabelecido que os jovens devem ter uma jornada de trabalho reduzida e participar de um curso técnico. No caso do Jovem Aprendiz Furnas, este curso será ministrado em uma unidade do SENAI.

Por que ser Jovem Aprendiz Furnas

Jovem Aprendiz Furnas

Como a Furnas Centrais Elétricas é uma empresa de renome em nosso país, ter o primeiro vínculo empregatício registrado com a mesma será algo que destacará o seu currículo dos demais quando buscar outros empregos no futuro.

Hoje a Furnas possui unidades físicas em 15 estados e no Distrito Federal, contando com mais de 2.800 funcionários que são capacitados para atuar em diversas áreas, que incluem ouvidoria, auditoria, conselho fiscal, entre várias outras.

O principal objetivo da empresa e promover o desenvolvimento sustentável da sociedade através da energia limpa e você pode fazer parte de todo esse processo através do Jovem Aprendiz Furnas.

As atividades que você desenvolverá dentro da empresa são bastante simples, mas devem ensiná-lo como é uma real rotina de trabalho e haverá um superior encarregado de instruí-lo nos primeiros dias para que haja um maior aproveitamento.

Pré-requisitos para participar do Menor Aprendiz

A Lei da Aprendizagem também define alguns pré-requisitos que devem ser atendidos pelos interessados em participar do programa, porém a Furnas tem autonomia para definir alguns deles. Veja os mais comuns a seguir:

  • Ter entre 15 e 17 anos;
  • Não ter sido Jovem Aprendiz Furnas nos últimos 6 meses;
  • Nunca ter trabalhado em outra empresa com carteira assinada;
  • Estar cursando a partir do nono ano do Ensino Fundamental;
  • Poder trabalhar entre 4 horas durante a semana.

Outra exigência definida pela Furnas é que os candidatos devem ter acesso a um dispositivo com internet para acompanhar as aulas do curso técnico que será oferecido gratuitamente pelo Senai, que possui parceria com a empresa.

Lista de benefícios

No início deste post mencionamos que o Jovem Aprendiz Furnas 2022 tem acesso a vários benefícios quando ocorre a contratação oficial. Na lista abaixo você pode conferir quais são os principais:

  • Férias remuneradas liberadas no mesmo período das suas férias escolares;
  • Vale alimentação;
  • FGTS e INSS;
  • 13º salário;
  • Vale transporte;
  • Salário mensal compatível com as horas trabalhadas.

A Furnas também tem liberdade para conceder benefícios adicionais aos participantes e para conhecer quais são eles com mais detalhes, acesse o site oficial da empresa ou entre em contato com ela através dos meios oficiais.

Como fazer a sua inscrição

Como a Furnas possui unidades em diferentes estados, o processo seletivo irá ocorrer em datas diferentes ao longo de 2022. Para fazer sua inscrição para o Jovem Aprendiz Furnas, será necessário:

  • Acessar o site oficial Furnas;
  • Acompanhar as notícias diariamente, quando o edital foi liberado, acesse o mesmo;
  • Confira se ele diz respeito à unidade Furnas de sua região;
  • Leia todos os detalhes do programa com muita atenção;
  • Acesse o link de inscrição;
  • Conceda todos os dados requisitados no formulário;
  • Pronto! Caso tenha cumprido os requisitos, a empresa irá contatá-lo para conceder outras informações sobre o processo seletivo.

É importante destacar que após a contratação oficial do aprendiz, ele poderá permanecer neste cargo por um período máximo de 2 anos. Ao final do contrato, o indivíduo estará devidamente capacitado para buscar oportunidades em outros locais.

Sobre o processo seletivo

Se você for selecionado a partir da inscrição pela Furnas, será necessário então passar por um processo seletivo simples que é feito com base em uma prova virtual que deve conter questões objetivas de Matemática e Língua Portuguesa.

Os candidatos que tiverem boas notas nessa avaliação serão escolhidos para ocupar as vagas em aberto, sendo que a quantidade ofertada estará descrita no edital que deve ser lido atenciosamente por todos os interessados.

Como o Jovem Aprendiz Furnas também tem como objetivo auxiliar pessoas consideradas vulneráveis, aqueles que possuem uma renda familiar mais baixa e estão estudando em escolas públicas podem ter prioridade na seleção.

Escreva um Comentário