Saiba tudo sobre o concurso Petrobrás que possui mais de 160 mil inscritos

As inscrições para o concurso Petrobrás aconteceram entre o dia 17 de dezembro de 2021 e o dia 5 de janeiro de 2022, sendo que mais de 160 mil pessoas irão realizar as provas segundo a estatal, em resposta direta à imprensa.

Embora este já seja considerado um número elevado, houve uma redução significativa quando comparado à edição anterior, que contou com mais de 212 mil inscritos. A concorrência ainda é ampla e as provas devem ser realizadas  nas 26 capitais do Brasil, além do Distrito Federal.

As vagas disponíveis abrangem diversas especialidades, dentre as quais se destacam a Engenharia do Petróleo, Engenharia de Produção e Engenharia de Equipamentos. Para saber outros detalhes importantes sobre este concurso, acompanhe nosso conteúdo.

Veja Também:

Quantidade de vagas

Neste ano de 2022, o concurso da Petrobrás contém 4.573 vagas para diversas áreas, sendo que destas, 757 são imediatas e as demais 3.780 são destinadas para a formação de cadastro reserva.

As vagas pertencentes a área de Engenharia são as mais buscada e possuem 92 mil inscritos dentro das diversas especialidades disponíveis. Depois desta, o setor Administrativo é o que mais se destaca e possui mais de 92 mil candidatos, totalizando quase 900 pessoas por vaga.

No caso das especialidades Engenharia Civil e Ambiental, há em torno de 2 mil candidatos para cada vaga, sendo que a remuneração sofre uma variação e está disponível de forma criteriosa no edital oficial.

inscricoes para o concurso Petrobras

Detalhes sobre as provas

Os mais de 160 mil candidatos do concurso Petrobrás deverão realizar as provas no dia 20 de fevereiro no período da tarde, sendo que os participantes estão distribuídos por todos os estados brasileiros.

As provas aplicadas serão objetivas e de títulos, sendo que a última será voltada apenas para os candidatos inscritos na área de Engenharia de Segurança de Processo, conforme determina o edital oficial.

No total, serão 120 questões, onde 50 são de Conhecimentos Básicos (Língua Inglesa e Língua Portuguesa) e as demais 70 serão Específicas. Para que ocorra a aprovação do candidato, ele deve obter uma nota igual ou superior a 10 em Conhecimentos Básicos, 21 na Específica e 36 no total das provas.

Quem será convocado para avaliação de títulos

A avaliação de títulos será voltada para candidatos da área de Engenharia de Segurança de Processo, conforme mencionado, e apenas os aprovados nas primeiras provas objetivas classificados nas seguintes posições serão convocados para a sua realização:

  • 42ª – para pessoas negras;
  • 17ª – no caso de pessoas com deficiência;
  • 151ª – ampla concorrência.

Assim que forem concluídos, os testes do concurso Petrobrás serão analisados e o resultado final deve ser divulgado no dia 30 de maio. Após a data estipulada, a seleção deve ficar válida por 1 ano e pode ser prorrogada por igual período.

Horários e locais das provas

Se você é um dos milhares de candidatos do concurso Petrobrás e está ansioso para saber o local de realização da prova, fique de olho no site oficial Cebraspe, já que ele irá tornar público oficialmente os locais específicos para a realização do exame a partir de dia 15/02.

Espera-se que as provas objetivas tenham a duração de 4 horas e sejam iniciadas às 14 horas no horário oficial de Brasília/DF. Todos os candidatos devem consultar o portal mencionado para fazer sua consulta individual e conferir o local de realização do exame.

Recomendamos que todos aqueles que forem realizar o concurso façam essa consulta com antecedência para se organizar da melhor forma possível no dia do exame, assim imprevistos podem ser evitados.

Outras áreas do concurso Petrobrás

A Petrobras é uma grande empresa que sempre busca novos talentos para integrar o time de profissionais gerais, sendo que o concurso possui oportunidades para vagas de várias áreas como por exemplo:

  • Ciências de Dados;
  • Análise de Sistemas;
  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia de Petróleo;
  • Engenharia de Equipamentos;
  • Engenharia de Processamento;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Segurança de Processo;
  • Engenharia de Segurança de Trabalho;
  • Engenharia Naval;
  • Geologia;
  • Economia;
  • Administração.

Os salários oferecidos variam bastante e giram entre R$6.937,43 a R$11.716,82. Além da remuneração, os profissionais aprovados no concurso Petrobrás devem recebem ótimos benefícios, como plano de saúde completo, garantia educacional para dependentes, entre vários outros.

Considerações finais

O concurso Petrobrás irá acontecer em um momento propício para esta empresa, que está reavaliando seu atual quadro de funcionários, considerando suas estratégias específicas de negócios.

Além disso, haverá a seleção de novas pessoas que possam contribuir significativamente para o crescimento da Petrobrás que, sobretudo, busca novos talentos para carreiras de analista de sistemas, engenharias e cientistas de dados.

Em outras palavras, a empresa deseja oxigenar o seu quadro de funcionários ao atrair para a companhia profissionais com um perfil mais dinâmico e inovador, que tenham o objetivo de enfrentar os desafios presentes no horizonte da Petrobras nos próximos anos.

Para conferir outros detalhes referentes a este concurso, leita com atenção o edital disponibilizado nos meios oficiais. Caso você não tenha conseguido se inscrever, fique atendo às próximas oportunidades divulgadas pela empresa, já que se tratam de vagas muito interessantes devido principalmente à alta remuneração oferecida.

Acesse (https://www.cebraspe.org.br/concursos/PETROBRAS_21_NS) e saiba mais sobre o  Concurso da Petrobrás.

Escreva um Comentário