SENAC DF 2022 – 3 mil vagas em cursos gratuitos nas áreas de TI, beleza, gastronomia e muito mais estão com inscrições abertas

As inscrições já começaram e vão até 20 de março. São diversos cursos gratuitos profissionalizantes destinados à jovens e adultos de baixa renda

O Senac-DF lançou nesta última quarta-feira, 9, uma nova edição do Programa Senac de Gratuidade, o PSG, disponibilizando mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos no SENAC – DF. Ao todo, são cerca de 73 cursos gratuitos de qualificação profissional, nas áreas de beleza, moda, gastronomia e tecnologia da informação, além de outros cursos livres.

Leia outras noticias relacionadas: 

Inscrições para o Programa Senac de Gratuidade – PSG 2022

As inscrições para o PSG poderão ser feitas até o dia 20 de março, mas esse prazo poderá variar, conforme as vagas forem sendo preenchidas. Todos os interessados nos cursos gratuitos do Senac DF devem realizar o seu cadastro através do site do Senac DF na internet, por meio deste link.

Todos as turmas terão aula na modalidade presencial. Porém, o Senac informou que, ainda devido à pandemia de Covid-19, algumas ou todas as turmas poderão ter modelos flexíveis de aulas, alternando entre presencial e online.

Requisitos para conseguir uma vaga nos cursos gratuitos Senac DF 2022

Ao realizar o cadastro de inscrição nos cursos gratuitos do SENAC DF, o candidato deverá ter a escolaridade mínima exigida, que pode variar de um curso para o outro, de acordo com o que o candidato escolher para cursar.

Também é exigido que o candidato não tenha sido evadido ou tenha desistido de outro curso do Programa Senac de Gratuidade (PSG), em um prazo igual ou inferior a 1 ano da data de desistência ou evasão do curso.

A garantia da matrícula é estar presente no 1° dia de aula, exceto se o estudante não puder estar presente devido a algum imprevisto, tais como doença ou questões familiares, então, o aluno deverá comunicar ao Senac e justificar sua ausência através de um processo formal, informando os motivos no qual não pode comparecer no 1° dia.

Por fim, a informar a renda familiar per capita, que pode ser de até dois salários mínimos – equivalente a R$ 2.424. Veja mais a seguir sobre o requisito renda familiar.

Entenda o motivo pelo qual é tão importante fazer o informe da renda familiar para participar dos cursos gratuitos do SENAC 2022

SENAC DF 2022 – 3 mil vagas em cursos gratuitos nas areas de TI, beleza, gastronomia

O Programa Senac de Gratuidade, ou simplesmente PSG, foi totalmente pensado e estruturado como uma ferramenta de inclusão produtiva para todos os brasileiros nascidos em família de baixa renda. Por isso, é importante para o Senac inserir em sua escola aqueles que não possuem tantas oportunidades de se qualificar profissionalmente.

A renda familiar per capita mensal é calculada através da soma da renda bruta de todos componentes do grupo familiar que trabalham – formalmente ou não – e faz-se a divisão pelo número total de pessoas que fazem parte desse grupo familiar.

Ao final dessa conta é verificado se o resultado é até 2 salários mínimos federais, ou seja, previsto na Constituição Federal. Se for até 2 salários mínimos, a candidatura do interessado é deferida e o mesmo passa a concorrer a uma vaga nos cursos gratuitos do PSG.

Para entender melhor sobre o grupo familiar é simplesmente a soma de todos aqueles que moram com o candidato, incluindo ele mesmo, que usufruam da renda bruta total familiar e que tenham com ele algum grau de parentesco, tais como pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), primo(a) ou avô(ó). No Portal PSG – disponível no link a seguir http://df.senac.br/psg/#/programa-senac-de-gratuidade – é possível realizar o cálculo de renda familiar per capta mensal.

Resultado da classificação dos cursos gratuitos do SENAC- DF 

A lista final dos classificados será divulgada até às 23h do dia 29 de março, no site do Senac DF e o candidato que conseguir a vaga terá até o dia 2 de abril para efetuar sua matrícula.

De acordo com o Senac DF, a classificação para as vagas está seguindo a seguinte ordem: enquadramento nos requisitos de acesso exigidos pelo Senac DF, ordem de inscritos e quantidade de vagas disponíveis no curso escolhido pelo candidato.

Escreva um Comentário