Ministério da Educação abre mais de 4.000 vagas para curso gratuito na área de Educação

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para mais de 4.000 vagas voltadas para um curso gratuito. Este irá envolver especialmente a área da Educação e principalmente profissionais de Educação Infantil ou Educação Fundamental irão se beneficiar.

Todo o conteúdo do curso será ministrado no formato EAD através da plataforma AVAMEC, sendo que o tempo máximo para a conclusão é de 160 dias e o tempo mínimo é de 30 dias, conforme mencionado pelas fontes oficiais.

Os interessados pelas vagas devem se inscrever gratuitamente e ao final do curso, todos terão direito a um certificado comprobatório. Para saber outras informações sobre esta novidade educacional, acompanhe o artigo que preparamos.

Ministerio da Educacao cursos gratuito

Quais são os objetivos específicos?

O curso de Formação voltado para Profissionais da Educação Infantil tem como objetivo principal qualificar profissionais de pré-escolas e creches brasileiras, contribuindo para a definição de práticas pedagógicas criativas e que são teoricamente embasadas. Veja abaixo outros objetivos específicos:

  • Potencializar a formação criativa e crítica dos profissionais a fim de atuarem na educação infantil;
  • Promover pensamentos reflexivos sobre práticas pedagógicas realizadas na Educação Infantil, sempre considerando os direitos e os objetivos da aprendizagem e os determinados campos de experiência propostos na BNCC;
  • Ampliar os conhecimentos de profissionais da Educação Infantil acerca de processos de aprendizagem e desenvolvimento em crianças pequenas e bebês.

Conheça os módulos do curso

O curso ofertado pelo MEC conta com um conteúdo completo, que será muito bem abordado ao longo da carga horária de 200 horas. Veja a seguir todos os módulos que estarão presentes nesse método de ensino:

Módulo 1

  • Relações entre desenvolvimento socioemocional e prontidão para escrita e leitura;
  • Estudos sobre o desenvolvimento socioemocional infantil;
  • Competência socioemocional em professores e a relação direta com o desenvolvimento e o aprendizado nas pré-escolas.

Módulo 2

  • Discussões sobre os pilares da educação, que incluem aprender a conviver e outras 2 competências socioemocionais que são importantes para se estabelecer boas relações interpessoais.

Módulo 3

  • Discussões sobre os aspectos da comunicação e linguagem de zero a 5 anos, do desenvolvimento moral e da tomada de decisões;
  • Reflexões sobre os medos presentes na infância e os aspectos aplicados de tais conceitos.

Módulo 4

  • Conceito, classificações e teorias de brinquedos, jogos e brincadeiras;
  • Significados de atividades lúdicas;
  • Os brinquedos, brincadeiras e jogos como elementos construtivos da aquisição de desenvolvimento e conhecimentos nas pré-escolas.

Módulo 5

  • Discussões sobre o protagonismo infantil ao longo da Educação Infantil e a importância no estabelecimento de vínculos com certas figuras de cuidado para a aprendizagem e o desenvolvimento;
  • Dentro da saúde integral na primeira infância, a família e a escola se destacam como conceitos centrais.

Módulo 6

  • Reflexões sobre a transição entre Educação Infantil e o Ensino Fundamental;
  • Neste módulo haverá o aprofundamento teórico e apresentação de atividades lúdicas que são importantes para o processo se desenvolvimento e crescimento das crianças que vivenciam tal etapa.

Metodologia aplicada

Conforme mencionado no início desse post, o curso será ministrado no formato EAD, ou seja, para acompanhar os conteúdos, todos os alunos devem possuir um dispositivo que tenha bom acesso à internet.

É importante destacar que os módulos apresentados acima são autoinstrucionais, de forma que não haverá um tutor para fazer acompanhamento e orientações sobre as atividades e os estudos que devem ser realizados.

Em outras palavras, a realização de todo o processo que inclui leitura dos conteúdos e realização das atividades, é baseada na prática de estudo contínuo e diário do participante, de forma que a conclusão do curso dependerá exclusivamente dele.

Critérios de avaliação

No tópico anterior, foi mencionado que os participantes deverão realizar certas atividades, sendo que estas servem para a fixação do conteúdo apresentado no decorrer de cada um dos módulos.

Para ser aprovado no curso, será necessário concluir todos os módulos e suas respectivas atividades, bem como as atividades apresentadas no Módulo Avaliativo, ao final de todo o processo.

As atividades apresentadas são totalmente relacionadas com o conteúdo do curso e o participante deverá conseguir uma nota mínima de 6 pontos para ser aprovado. Só assim será possível concluir o curso e acessar o certificado.

Sobre o certificado

Todos que forem devidamente aprovados no curso, poderão acessar um certificado gratuito que serve como comprovação da realização desse meio de ensino. Ele será de suma importância para que você enriqueça o seu currículo.

O documento também é gratuito e nele constará a carga horária do curso, o período de realização, o conteúdo programático e o aproveitamento do participante, sendo que estas são as informações mais relevantes sobre a formação.

Para ter acesso a ele, bastará acessar a opção “Certificado” que está disponível no menu da plataforma AVAMEC. Depois efetue o download do arquivo e o encaminhe para quem quiser ou imprima-o.

 Inscrição

Se você está interessado pelo curso de Formação para Profissionais da Educação Infantil, não perca tempo e acesse o site AVAMEC agora mesmo para garantir a sua vaga. Basta então clicar em “Inscrever” e criar um cadastro na plataforma.

Conheça outros cursos gratuitos:

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.