Carteira de Estudante 2021: Benefícios e como solicitar online

Todos os estudantes, desde o ensino fundamental até o doutorado podem solicitar a carteira de estudante, que os beneficia ao possibilitar meia entrada nos mais diversos eventos culturais e esportivos. Saiba a seguir como solicitar a sua!

Milhões de estudantes já foram agraciados com o benefício,  que tem o intuito principal de incentivar o acesso a eventos artísticos-culturais principalmente do público de baixa renda.

No nosso país, as carteirinhas com maior reconhecimento são as emitidas pela UNE (União Nacional dos Estudantes), sendo elas aceitas em todo o território nacional com fácil emissão por parte dos interessados em adquiri-las.

Quem pode adquirir a carteirinha de estudante?

carteira de estudante

Fonte: (reprodução/internet)

A carteirinha é um direito de todos os estudantes de ensino a distância ou presencial, basta ter matrícula devidamente efetivada na sua instituição de ensino.

De acordo com a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, alunos de modalidades de ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico, graduação, especialização, mestrado e doutorado podem adquirir o documento.

Estudantes de pré-vestibular, idiomas e também de cursos livres não se enquadram na Lei, portanto não podem ter esse benefício disponibilizado pelo Governo Federal.

O que é o SEB

O MEC lançou no final de 2019 o Sistema Educacional Brasileiro, que é um dispositivo que funciona como um banco de dados de todos os estudantes do Brasil. As informações lá presentes serão utilizadas para a emissão da carteira de estudante.

As instituições de ensino fornecem informações como dados pessoais do corpo docente, matrícula e frequência de cada aluno, histórico escolar dos estudantes, entre outros necessários para aprovação da emissão da carteira.

Carteirinha de estudantes internacional

Quem deseja adquirir a carteira de estudante internacional terá mais de 15 mil benefícios em cerca de 130 países. Diferente da carteirinha nacional, a internacional é emitida pela ISIC tendo apoio da UNESCO.

Esse documento é aceito em todo o mundo como carteira de identificação do estudante internacional. Ela pode ser requisitada por alunos das mesmas modalidades de ensino da carteira nacional.

Benefícios em adquirir a carteirinha de estudante

A Lei 12.933/2013 da Meia Entrada proporciona descontos de 50% em todo tipo de evento cultural, esportivo, educativo, de lazer e de entretenimento a estudantes  que estejam portando a carteira de estudante válida.

Os estabelecimentos produtores de eventos acima citados devem disponibilizar 40% dos ingressos totais para o público com direito a meia-entrada, expondo de forma visível o número exato de ingressos disponíveis.

Também deve ser seguido pelos estabelecimentos, o critério de caso os ingressos para meia-entrada se esgotem nos pontos de venda, deve ser exposto de forma clara e bem visível para evitar problemas posteriores.

Como solicitar a carteira de estudante

A solicitação pode ser feita de maneira online facilmente. Se você deseja adquirir a carteira de estudante pela UNE para ter acesso ao benefício da meia-entrada basta seguir os passos a seguir:

  • Acesse o site oficial da UNE;
  • Na página inicial do site há diversas informações complementares e também dúvidas frequentes. Logo a direita clique no botão laranja “Solicite agora”;
  • Será então aberto um formulário que deve ser preenchido corretamente, serão solicitados os seguintes dados: nome completo, e-mail e senha;
  • Faça o pagamento no valor de R$35,00 + frete para prosseguir com a emissão do documento;
  • Serão requisitadas imagens dos seus documentos originais, comprovante de matrícula e também uma foto;
  • Pronto! Agora basta aguardar a chegada do documento no endereço informado previamente;
  • Você pode também acompanhar a solicitação da sua carteirinha de estudante pelo mesmo site, basta clicar no menu no canto superior direito e ir em “Acompanhar solicitação”.

Vale ressaltar que a carteira de estudante física terá validade até 31 de março do ano posterior ao da emissão.

Como desbloquear a carteirinha

Quando tiver sua carteirinha em mãos você deverá executar o desbloqueio dela para que possa ser validada nos estabelecimentos, isso pode ser feito de forma simples:

  • Acesse sua conta no mesmo site com o e-mail e senha cadastrados previamente;
  • Na página principal do “Minha Solicitação”, encontre o menu “Solicitações” na parte superior da tela e clique na opção “Desbloqueio de Documento”;
  • Digite o “Código de uso” que fica na faixa amarela de sua carteira de estudante em seu devido campo. Digite as letras maiúsculas e sem traço;
  • Clique então na opção da tela que corresponde ao que está em seu documento.
  • Feito isso basta clicar no botão “Desbloquear”;

Se você se enquadra nos requisitos simples para obter a carteira, solicite a sua agora mesmo! É rápido, fácil e online.

Esperamos ter ajudado com todas as nossas informações sobre a carteira de estudante. Qualquer dúvida basta entrar em contato com um dos membros da nossa equipe, pois estamos sempre em busca de oferecer os melhores conteúdos a todos os leitores que nos acompanham todos os dias. Até mais!

One Response

  1. Paulo Roberto Matos de Souza 27 de janeiro de 2021

Escreva um Comentário