Cursos Gratuitos de Idiomas Estão Com Inscrições Abertas em Rondônia; Veja Detalhes

Segundo uma iniciativa do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Vilhena, diversas vagas para cursos gratuitos de idiomas estão em aberto. No edital oficial publicado, as oportunidades serão para a comunidade externa e interna.

No total, serão 4 cursos diferentes que devem ser ministrados no formato EAD e presencial. Aqueles que concluírem devidamente seus estudos ainda serão contemplados com um certificado comprobatório, válido em todo Brasil.

Essa é uma excelente oportunidade para que pessoas da região adquiram novos conhecimentos que podem ser de grande valia na sua vida profissional. Se você está interessado, acompanhe nosso post para conhecer mais detalhes sobre os cursos.

Cursos e disponibilidade de vagas

Os cursos ofertados para a comunidade de Vilhena são muito completos e contam com um conteúdo programático muito bem elaborado. Conforme mencionado, essa edição irá contar com 4 cursos distintos que terão a seguinte distribuição e vagas:

  • Italiano Básico: 50 vagas;
  • Espanhol Básico: 20 vagas;
  • Português para Estrangeiros: 20 vagas;
  • Língua Portuguesa: 90 vagas.

Os cursos de Italiano, Espanhol e Português para Estrangeiro serão ministradas no formato presencial no próprio edifício do IFRO. Já o curso de Língua Portuguesa será EAD, tanto teorias como práticas.

Cursos Gratuitos de Idiomas Inscricoes Abertas em Rondonia

Quem pode participar

Segundo o edital publicado no site oficial do IFRO, os cursos gratuitos de idiomas ofertados nesse ano de 2022 serão destinados a pessoas que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio devidamente.

Embora as 180 vagas abertas sejam ofertadas para a comunidade externa e interna, aqueles que residirem em Vilhena terão prioridade, já que 3 dos cursos são ministrados presencialmente e os alunos terão que comparecer à intuição.

Outro requisito simples é que as pessoas inscritas no curso de Língua Portuguesa tenham acesso a um computador com internet para acompanhar o conteúdo, já que todas as atividades serão desenvolvidas na modalidade EAD.

Certificação

Cada um dos cursos terão uma carga horária específica e todos aqueles que concluírem os estudos, poderão obter um certificado gratuito. Este documento é válido em todo o Brasil e pode ser usado para enriquecer seu currículo.

É importante destacar que para ter acesso a este documento, os alunos precisam ter aprovação mínima no curso. Esta será determinada a partir de tarefas e provas que irão definir o rendimento individual de cada um.

O certificado irá conter o nome completo do aluno, carga horária total, assinatura do responsável pelo projeto e dados do IFRO. Estes são imprescindíveis para a validação do documento, conforme determinam as regras do MEC.

Por que aprender um novo idioma

Aprender um novo idioma através do cursos gratuitos do IFRO pode ser muito interessante para ampliar a sua visão sobre novas possibilidades. Além disso, você terá um contato único com uma cultura muito diferente da nossa.

Ter noções mesmo que básicas sobre um outro idioma pode inclusive destacá-lo dos demais dentro do mercado de trabalho. Isso porque muitas empresas valorizam este feito e podem até mesmo oferecer remunerações melhores.

Resumidamente, aprender um idioma novo como o inglês e o italiano trará apenas vantagens para a sua vida pessoal e para a sua carreira, então se você reside em Vilhena ou em localidade próxima, não perca essa oportunidade.

Como se inscrever

Segundo o edital publicado no site do IFRO, as inscrições para os cursos gratuitos de idiomas devem ser feitas de forma exclusivamente online. O processo é bem simples e pode ser feito conforme demonstrado a seguir:

  • Acesse o site oficial do Instituto Federal de Rondônia (IFRO);
  • Haverá duas janelas disponíveis: uma voltada para a inscrição dos cursos de Espanhol, Italiano e Língua Portuguesa, e outra voltada para Português para Estrangeiros;
  • Escolha o curso de seu interesse e clique em “Realizar Inscrição“;
  • Agora clique no local indicado para ver as ofertas de vagas;
  • Os cursos serão exibidos e você deve clicar sobre o botão “Inscreva-se“;
  • Informe agora o seu CPF, selecione “Não sou um robô” e clique em “Consultar“;
  • Agora você deverá efetuar a inscrição com base em quatro passos: 1- Termo de Consentimento; 2- Informe deus Dados Pessoais; 3- Histórico Escolar e Ações Afirmativas; 4- Confirmação da Inscrição.
  • Depois disso a sua inscrição já será registrada pelo sistema.

Assim que o IFRO realizar a seleção dos candidatos para as vagas disponíveis em cada curso, você será informado se conseguiu uma das oportunidades, então se mantenha atento aos seus meios de contato.

Considerações finais

A previsão é que os cursos de idiomas gratuitos sejam iniciados ainda em março, sendo que o conteúdo será ministrado por professores capacitados que visam proporcionar um aprendizado de extrema qualidade a todos.

Vale destacar ainda que os alunos participantes dos cursos presenciais poderão comparecer tranquilamente à instituição para as aulas, já que ela esta cumprindo rigorosamente as regras de prevenção ao Covid-19.

Já no caso das aulas que serão ministradas no formato EAD, os alunos devem se atentar para com novas informações cedidas após a seleção, já que a plataforma que será utilizada para este fim ainda será divulgada pela instituição.

Escreva um Comentário