IFNMG Está Com 380 Vagas Abertas Para Cursos Técnicos Gratuitos Em Várias Áreas; Confira

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) anunciou a abertura das inscrições para cursos técnicos nos campi de Pirapora, Montes Claros, Janaúba e Januária, sendo que as oportunidades são para diversas áreas.

No total, estão sendo ofertadas 380 vagas e os pré-requisitos para participar são básicos. Quem quiser conquistar uma das vagas deverá registrar o seu interesse de forma online até o dia 9 de junho, data limite das inscrições.

Um ponto muito positivo sobre a iniciativa é que todos os alunos com bom aproveitamento poderão receber certificações gratuitas e válidas em todo o país. Confira a seguir quais são os cursos disponíveis e saiba como irá ocorrer o processo seletivo.

Conheça os cursos gratuitos do IFNMG

Os cursos gratuitos que estão sendo ofertados neste momento pelo IFNMG são para áreas diversas, de forma que os interessados podem optar pela formação que mais irá agregar em sua profissão. Veja abaixo quais são as opções disponíveis por campi:

IFNMG Esta Com 380 Vagas Abertas Para Cursos Tecnicos Gratuitos

Fonte: Reprodução Internet

Campus Januária

  • Técnico de Edificações: terá 18 vagas e acontecerá no turno matutino;
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática: terá 10 vagas e acontecerá no turno noturno.

Campus Janaúba

  • Técnico em Administração: terá 33 vagas e acontecerá no turno noturno.

Campus Montes Claros

  • Técnico em Eletrotécnica: terá 18 vagas e acontecerá no turno noturno;
  • Técnico em Informática para Internet: terá 18 vagas e acontecerá no período noturno;
  • Técnico em Segurança do Trabalho: terá 18 vagas e acontecerá no turno noturno.

Campus Pirapora

  • Técnico em Administração: terá 18 vagas e acontecerá no turno noturno;
  • Técnico em Agente Comunitário de Saúde: terá 18 vagas e acontecerá no turno noturno;
  • Técnico em Edificações: terá 18 vagas e acontecerá no turno vespertino.

Vale mencionar ainda que todos os cursos contarão com um conteúdo programático completo e específico, que irá visar uma formação de qualidade a todos os participantes, de forma que eles conseguirão melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Certificação

O certificado que será liberado pela IFNMG será muito importante para que os alunos possam tornar o currículo mais completo, o que será um fato muito positivo caso eles busquem por novas oportunidades de trabalho.

Para que seja possível adquirir este documento, todos devem comparecer às aulas regularmente e ter um bom aproveitamento. Este último pode ser alcançado através da realização de provas e atividades propostas pelos professores.

Vale ressaltar ainda que o certificado também será gratuito e terá validade em todo o território nacional. Ele é emitido com todos os dados necessários, seguindo-se todas as normas e diretrizes do MEC para ser aceito em qualquer local do país.

Importância da iniciativa

O IFNMG é uma instituição de ensino de renome no Brasil e essas iniciativas que visam a formação da população gratuitamente são muito importantes para a redução da desigualdade social e até mesmo para incrementar a mão de obra no mercado.

Como as exigências para participar são reduzidas, há uma recomendação intensa de que as pessoas residentes próximas aos Campi participantes façam a inscrição a fim de obter um conhecimento de real qualidade e importância.

A previsão é que outros cursos também sejam divulgados no decorrer de 2022 e todos eles serão ministrados por profissionais capacitados, havendo até mesmo oportunidades dentro da modalidade online, que vem ganhando cada vez mais espaço.

Quem pode participar

Os cursos técnicos gratuitos do IFNMG são destinados para a população em geral, então os pré-requisitos são simples e variam bastante de um curso para outro, já que cada um deles irá alcançar um público específico.

Resumidamente, pessoas que já concluíram o Ensino Médio devidamente poderão participar tranquilamente, bem como aqueles jovens que estão cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio em instituições reconhecidas pelo MEC.

Também não há exigência de que os interessados tenham conhecimentos prévios sobre os temas abordados através dos cursos, então até mesmo aqueles que são leigos podem ter acesso a um conhecimento de qualidade.

Como funcionará o processo seletivo

Segundo o próprio IFNMG, não serão realizadas provas para a seleção dos candidatos, mas haverá uma avaliação do desempenho escolar dos indivíduos, que pode ser analisada através do documento chamado histórico escolar.

No caso dos cursos voltados para quem ainda está cursando o Ensino Médio, o desempenho escolar avaliado incidirá sobre as disciplinas cursadas no Ensino Fundamental II, sendo que cada disciplina receberá uma nota com seu devido peso.

Já no caso dos cursos voltados para quem já concluiu o Ensino Médio, a seleção irá ocorrer através de análise do desempenho escolar do primeiro ano do Ensino Médio. A lista oficial de aprovados será divulgada no dia 24 de junho.

Como fazer a inscrição

Para participar de um dos cursos gratuitos do IFNMG mencionados nesse post, será preciso que acesse o site oficial do IBGP até o dia 9 de junho. Nele basta selecionar o curso de seu interesse e fazer um breve cadastro que irá exigir alguns dados pessoais básicos, além do anexo do histórico escolar.

One Response

  1. Cecília Miguel Chiquel 19 de junho de 2022

Escreva um Comentário