Trabalho Autônomo – Conheça as Melhores Ideias e Profissões em alta 2022

O trabalho autônomo é uma forma de trabalho que vem crescendo em nosso país, porque o índice de desemprego no país atingiu cerca de 14 milhões de brasileiros, no ano passado, conforme apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de  Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 

Como resultado, muitas pessoas procuraram uma fonte de renda no trabalho autônomo, até mesmo porque ele também oferece uma série de vantagens, tais como não ter um chefe, ou seja, você é o seu próprio chefe.

Além disso, você define seu horário de trabalho e também programa seus dias de férias e se precisar tirar folgas, não precisa pedir para ninguém.

Nesse sentido,  cerca de 2,66 milhões de novos MEIS (Microempreendedor Individual) foram abertos em 2020, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, publicado no site da Nubank

Desta maneira, podemos perceber que muitos foram os brasileiros que optaram por empreender no trabalho autônomo, por isso, reunimos nesta lista as 5 melhores ideias e profissões em alta em 2022 para você se inspirar. 

Melhores Ideias e Profissões em alta 2022

trabalho autonomo

Fonte:(Reprodução/Internet) – trabalho autonomo

É importante conhecer as profissões em alta no mercado de trabalho, pois desta forma poderá explorar as possíveis áreas de atuação e considerar uma área promissora para sua trajetória profissional. 

Desta maneira, você poderá ter o conhecimento dessas áreas que poderá ser um ponto de partida para outros aspectos fundamentais para uma carreira de sucesso. Confira, então, as 5 profissões em alta em 2022 a seguir.

Experiência do Usuário

A Experiência do Usuário é um campo  que está se desenvolvendo no país e promete estar em alta em 2022. Existem algumas variações de profissão  nesta área, tais como:

  • User Experience (UX);
  • Customer Success (CS);
  • Customer Experience (CX)
  • Ux Designer;
  • Ux Writing.

Cada uma dessas profissões atua em uma determinada área, mas com um mesmo objetivo: melhorar a experiência do usuário  com um determinado produto, sistema ou serviço, a fim de buscar um resultado que gera uma experiência positiva. 

O mercado já está aquecido, são mais de 1.500 vagas por mês no Linkedin no Brasil, de empresas que estão a procura deste tipo de profissional. 

No entanto, muitos profissionais da área optam pelo trabalho autônomo, oferecendo seus serviços através de parcerias e projetos fechados, buscando maior liberdade na hora de trabalhar e um aumento de lucro.

Trabalhar encantando o cliente é uma tendência que as empresas precisam se adequar, por isso procuram este tipo de profissional capaz de ajudá-las a multiplicar seus resultados. 

Especialista em E-commerce

Especialista em E-commerce. Fonte: Freepik

O mercado virtual apresentou um crescimento de 72% de faturamento só em 2021, segundo aponta o site Olhar Digital. 

Com a pandemia, empresas e lojas de varejos precisaram se adequar às novas formas de compra e isso significa entrar para o mercado digital. Desta maneira, foram muitos os sites de e-commerce criados nesses anos.

Porém, com tantos e-commerces aparecendo, surgiu também a necessidade de se destacar no mercado para atrair cada vez mais clientes e, deste modo, a procura por especialistas em e-commerce cresceu.

Por isso, o profissional que desenvolve sites, lojas virtuais  e páginas de vendas tem muito trabalho garantido pela frente. 

Saúde Mental

Saúde Mental – Fonte: Freepik

As profissões que envolvem cuidado da mente continuam em alta em 2022. Deste modo, psiquiatras, psicólogos e terapeutas seguem com agendas cheias e muito trabalho pela frente.

Afinal, não existem máquinas que substituam este trabalho personalizado que os seres humanos necessitam, principalmente, em momentos conturbados como foi a pandemia do coronavírus.

Deste modo, o destaque cresce para terapeutas holísticos, que buscam terapias alternativas como quiropraxia, acupuntura, massoterapia, homeopatia e outras alternativas medicinais para o tratamento e bem-estar da saúde mental. 

Desenvolvedor de Software

Desenvolvedor de Sotfware – Fonte: Freepik

O desenvolvimento de software é uma das áreas mais promissoras da atualidade, tendo em vista o avanço da tecnologia nos últimos anos. 

Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI)  continuam sendo bem procurados em 2022, afinal, esse profissional apresenta soluções inovadoras para diversos tipos de problemas envolvendo a tecnologia, ou seja, ele cria e implementa soluções de informática.

É possível desenvolver um trabalho autônomo abrindo seu próprio negócio e firmando parcerias com empresas e pessoas que necessitam de seus serviços.

Afinal, o desenvolvedor de software oferece inúmeros serviços que envolvem várias etapas na criação de uma aplicativo, de um sistema operacional ou de um  programa de computador, por exemplo.

Marketing Digital

Marketing Digital – Fonte: Freepik

Impossível não citar o Marketing Digital como grande área em crescimento para 2022, afinal, como mencionado acima, o avanço da tecnologia e o crescimento do mercado digital são os principais responsáveis pelo desenvolvimento desta área.

Dentro deste campo também é possível citar diversas profissões, tais como:

  • Design;
  • Copywriter;
  • Profissional de Marketing Digital;
  • Social Media;
  • Gestor de Tráfego;
  • Especialista em SEO.

Assim como a Experiência do Usuário (UX) está é uma área em crescimento que permite desenvolver diversas profissões, cada uma com sua especialidade, focando na atuação de um mercado cada vez maior e mais dinâmico.

Plataformas para trabalho autônomo

Como você pôde perceber, todas as profissões citadas acima, podem disponibilizar seu serviço online, realizado a distância através do home-office. 

Desta maneira, existem algumas plataformas especializadas em ofertar serviços para esses profissionais que procuram trabalhar de forma autônoma, conheça algumas delas a seguir.

GetNinjas

Plataforma brasileira, com sede em São Paulo, que conecta prestadores de serviços com clientes nas mais diversas localidades. 

Para quem deseja atrair clientes para seu negócio, a plataforma é uma ótima opção, basta realizar o seu cadastro e assim que tiver alguém interessado em seu tipo de serviço, o GetNinjas passará o contato dessa pessoa para que vocês entrem em contato.

Certamente, o GetNinjas serve de grande ajuda aos trabalhadores autônomos. 

Workana

O Workana é considerado uma das maiores plataformas de contratação de freelancers para o trabalho remoto. A plataforma disponibiliza diferentes tipos de trabalhos para diversas áreas, principalmente tarefas voltadas para o mercado digital.

A plataforma apresenta uma modalidade gratuita, basta que você crie seu perfil respeitando todos os critérios que o site exige, e então, poderá fazer sua busca de trabalhos. Entretanto, na modalidade gratuita, alguns benefícios são limitados e sua aprovação no site leva algum tempo. 

As empresas postam os serviços que estão precisando e o profissional entra em contato para enviar sua proposta. Esta plataforma também auxilia no desenvolvimento do trabalho autônomo, principalmente em sua versão paga. 

99Freelas

O 99Freelas funciona bem semelhante ao Workana. Para o desenvolvimento do trabalho autônomo, é necessário se cadastrar na plataforma e fazer a procura pelo seu tipo de serviço. E então,  basta enviar sua proposta ao cliente.

Possui uma versão gratuita, mas, para poder enviar propostas ilimitadas é necessário realizar o pagamento de assinatura, assim como o Workana. 

Por fim, você pode perceber que as profissões em alta para 2022 são aquelas que envolvem uma boa dose de criatividade e relacionamento, isso porque, são algumas das características que nenhuma máquina pode reproduzir com precisão.

Se você está à procura de novas ideias de profissões e vagas para empregos não deixe continuar conferindo nossos conteúdos. 

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply