13 Melhores ideias para trabalhar por conta própria em 2022

Se você está procurando ideias para trabalhar por conta própria neste novo ano que se inicia, está no lugar certo! Muitas são as pessoas que desejam abrir seu próprio negócio, contudo, no meio de tantas opções, é normal se sentir um pouco perdido.

Por isso, confira, neste artigo, as melhores ideias para trabalhar por conta própria em 2022.

Normalmente, nesta época de fim do ano, novos planos são colocados em prática, metas são traçadas e você pode estar pensando em ideias para trabalhar por conta própria, não é mesmo?

Afinal, só em 2021, foram abertas 1.420.782 novas empresas no país, segundo informações coletadas pelo Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia. Ainda, segundo a pesquisa, não há resultado maior desde 1930.

Em outras palavras, são várias as pessoas optando por um trabalho autônomo ou que decidiram empreender e construir um negócio de sucesso.

Pensando nisso, reunimos aqui as melhores ideias para trabalhar por conta própria em 2022, ou seja, são ideias de negócios promissores conforme as tendências para o ano que se inicia. Vem ver!

Veja Também:

ideias para trabalhar por conta propria

Ideias para trabalhar por conta própria

Marketing de Afiliados

O mercado de afiliados já existe há alguns anos, entretanto, nos últimos meses, ele cresceu ainda mais, devido ao desemprego gerado pela crise provocada pela pandemia do Covid-19.

Basicamente, funciona da seguinte forma: você vende infoprodutos em diversas plataformas e redes sociais, assim, você recebe uma comissão por cada venda feita através do seu link de divulgação. 

Desta forma, o seu negócio foca na divulgação de diversos tipos de produtos, tais como cursos, livros, ebooks, vídeoaulas e até mesmo produtos físicos. Se você tiver boas estratégias de marketing e for bom em vender, este pode ser um ótimo negócio para você!

Consultoria

Prestar consultoria é outro tipo de negócio em crescimento nesses tempos. Além disso, a consultoria pode ser feita 100% digital, ou seja, basta construir sua autoridade nas redes sociais e transformar o seu público em clientes.

Neste negócio, você precisa encontrar profissionais que desejam se aperfeiçoar no mercado que trabalha. Em outras palavras, você irá ensinar uma série de técnicas e ensinamentos para crescer os negócios de seus clientes.

Entre os principais tipos de consultoria, você encontra a de informática, culinária, recrutamento,  finanças, redação, entre outros.

Loja Virtual

Com todas as mudanças que a pandemia trouxe, uma delas foi o crescimento da compra online, por isso, ter uma loja virtual está entre as melhores ideias para trabalhar por conta própria.

Apesar de a concorrência ser acirrada, as lojas online permitem a comercialização de diversos tipos de produtos para todas as regiões do mundo. Focando no trabalho de marca, na construção de um bom site, você tem tudo para ter uma grande clientela e lucratividade.

Assistente Virtual

Atualmente, muitas empresas começaram a terceirizar serviços e, desta forma, surgiu a procura pelos serviços de assistentes virtuais.  

Como assistente virtual, você trabalha em casa, realizando diversas tarefas combinadas com a empresa, tais como atender telefonemas, enviar e-mails e mensagens, organizar demandas e agendas, marcar reuniões e outras atividades.

Basicamente, o trabalho se parece muito com o de secretária, no entanto, exige um pouco mais de conhecimento tecnológico. Mas, se você já tiver experiência com este tipo de trabalho, já está a um passo à frente da concorrência. 

Franquias

Abrir uma franquia é uma ótima ideia para começar um negócio de sucesso, visto que o modelo já está consolidado no mercado. Contudo, este negócio exige um grau de investimento maior que os demais.

Atualmente, existem várias franquias em alta, facilitando para quem deseja ganhar dinheiro com este tipo de negócio, como, por exemplo:

Artesanato

O conceito de “DIY”, conhecido como “Do it yourself”, ou seja “Faça você mesmo”, está em alta no ano que se inicia. Então, se você possui habilidades de artesanato, saiba que você pode iniciar um negócio de sucesso com seu trabalho.

Além disso, na internet, você encontra diversos tutoriais de objetos artesanais usados em decoração para a casa ou acessórios para fazer e vender. Basta investir na divulgação de seus serviços que certamente terá uma boa cartela de clientes.

E ainda existem várias lojas onde você pode comercializar seus produtos como a Shopee, o AliExpress e o Elo 7. Ou então, você também pode montar sua própria loja virtual e usar as redes sociais para divulgar seus produtos únicos. 

Comidas saudáveis

Você já deve ter escutado por aí que se existe algo fácil de vender é comida, não é mesmo? A procura por marmitas fitness e saudáveis cresceu ainda mais com a pandemia, pois o momento é bem propício para se preocupar com a saúde e manter a imunidade em alta.

Por isso, investir na produção de comidas saudáveis é um bom negócio, ainda melhor se você fizer algumas linhas originais, tipo sem glúten, sem lactose ou vegana, visto que encontrará um público amplo a sua disposição.

Produtos Digitais

Como você viu, com o crescimento da tecnologia nesses anos anteriores, a internet e o mundo digital ganhou força, assim, criar produtor digitais para comercializar também é uma das ideias para trabalhar por conta própria

Desse modo, você pode criar diversos tipos de produtos digitais conforme o seu conhecimento em diversas áreas.

Em outras palavras, se você possui um conhecimento específico em determinado tema, pode transformá-lo em um material rico e vendê-lo, por exemplo, um ebook, uma videoaula ou uma mentoria. 

Revenda de produtos

A revenda de produtos é uma forma de negócio que já existe há anos, pois, várias são as empresas que disponibilizam seus produtos para a revenda, como perfumes, jóias, roupas, utensílios para a casa, peças íntimas, entre outras.

Basta saber o que você mais se identifica para vender e aprimorar suas habilidades de vendedor para transformar o seu negócio em um verdadeiro sucesso.

Aulas

Lecionar é mais uma alternativa que faz parte das ideias para trabalhar por conta própria, e você não precisa, necessariamente, ser professor. Claro que se for, é melhor ainda, muitos pais buscam aulas de reforço escolar ou uma ajuda a mais com a tarefa de casa dos filhos.

No entanto, você pode ensinar outras habilidades e criar seu negócio com base nisso, por exemplo, ensinar tocar violão, teclado, piano, ou falar inglês, espanhol ou até mesmo fazer bolos e salgados. 

Assim, basta decidir o que você sabe fazer e começar a ofertar seu serviço à pessoas que possam estar interessadas.

Frete

Este é mais um negócio que não exige muito, pois se você tiver um carro grande, como uma camionete já conseguirá iniciar. Realizar mudanças é uma boa ideia, assim como oferecer serviços de carona através do Uber.

Deste modo, quanto mais longe for seu destino, mais você poderá cobrar e quanto mais corridas fizer, mais poderá faturar. Além disso, sempre encontramos pessoas precisando deste tipo de serviço, por isso esta pode ser sua forma de trabalhar por conta própria em 2022.

Programador técnico

Como já mencionamos, a tecnologia foi o ramo que mais cresceu nesses últimos anos, deste modo, saber programar computadores, celulares e outros sistemas faz parte das melhores ideias para trabalhar por conta própria em 2022.

Para quem busca um trabalho autônomo, é uma excelente opção, pois cada vez mais pessoas e empresas buscam por este tipo de serviço, desde pequenos ajustes em aplicativos àa instalações completas de sistemas, assim como desenvolvedores de sites e ecommerce. 

Ademais, dependendo do serviço, você nem precisa sair de casa para realizar, e geralmente a remuneração desta área é bem interessante.

Lava-rápido

Com a rotina cada vez mais corrida, poucas são as pessoas que continuam com o hábito de lavar o próprio carro, crescendo, assim,  a procura por um serviço especializado em lavagem de veículos.

Portanto, montar um lava-rápido faz parte de uma das melhores ideias para trabalhar por conta própria porque não exige um grande investimento. Ou seja, requer conhecimento básico sobre produtos de limpeza e um espaço para os carros.

Desta forma, é um negócio que requer pouco investimento, mas que promete um bom retorno financeiro.

Conclusão

Bem, como você viu, essas são as 13 melhores ideias para trabalhar por conta própria em 2022, mas, se a sua ideia não estiver aqui, não se preocupe, porque o que mais importa é a sua dedicação, foco, orçamento e seu interesse para seu novo empreendimento.

Afinal, com dedicação e empenho é possível transformar qualquer pequeno negócio em uma grande empresa! Contudo, é necessário muito estudo e pesquisa para percorrer o caminho do sucesso.

Mas, e aí? Você está pronto para se tornar seu próprio chefe neste novo ano? Qual é a sua ideia de empreendedorismo? Deixe nos comentários! 

Se você gosta deste tema e quer conferir outras dicas sobre o mercado de trabalho, confira nossos conteúdos no site Classificados de Emprego.

Escreva um Comentário