Conteúdo
Ministério da Saúde ao lado da Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está disponibilizando diversas vagas em cursos gratuitos para agentes de saúde de todo o Brasil.
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fechou uma parceria com o Ministério da Saúde e o conselho nacional das secretarias municipais de saúde e está disponibilizando milhares de cursos gratuitos para a área de saúde. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de abril. Ao total estão sendo disponibilizadas 200 mil vagas de cursos gratuitos para técnico em agente comunitário em saúde e técnico em vigilância em Saúde com ênfase no combate às endemias.
Confira outros cursos gratuitos disponíveis:
- Cursos Gratuitos de Idiomas Estão Com Inscrições Abertas em Rondônia; Veja Detalhes
- Cursos gratuitos Oracle: Saiba como se inscrever
- Cursos Gratuitos TVTEC: Oportunidade de Capacitação nas Áreas Audiovisual e Empreendedorismo
Saiba mais sobre o programa de cursos gratuitos da UFRGS e Ministério da Saúde
As oportunidades foram desenvolvidas para capacitar agentes ativos no Sistema Único de Saúde (SUS). Diversas cidades do país aderiram ao programa Saúde com Agente. O intuito da iniciativa é gerar capacitação aos agentes comunitários de saúde para que a qualidade do serviço de atenção primária aos brasileiros seja aprimorada.
Os dois cursos serão ministrados no formato híbrido e contam com uma carga horária de 1.275 horas, o que é equivalente a cerca de 10 meses. Sendo assim, os alunos terão aulas em um ambiente virtual de aprendizagem e também participarão de atividades que acontecem presencialmente. Saiba mais sobre os cursos gratuitos do ministério da Saúde:
Técnico em agente comunitário de saúde:
Este curso visa capacitar profissionais para identificar, prevenir e controlar doenças e preparar pessoas para atuar em ações coletivas e individuais de saúde nas mais variadas regiões do Brasil.
Técnico em vigilância em saúde com ênfase no combate às endemias
Essa formação está totalmente ligada à estratégia de saúde de família (ESF), tendo em vista que o curso foca em informar técnicos capazes de promover saúde e combater doenças em grupos sociais em situação de vulnerabilidade.
Como realizar a sua inscrição nos cursos gratuitos do Ministério da Saúde e UFRGS?
Os candidatos interessados em se inscrever no processo seletivo devem ser agentes comunitários do SUS e ter formação no ensino médio completo. Aqueles que estão no último ano do ensino médio ou frequentando o mesmo no EJA também poderão participar do processo seletivo.
As inscrições ocorrem através da página oficial do programa Saúde com Agente. É preciso preencher um formulário para cadastramento com dados pessoais como número do cartão nacional do SUS, CPF, e-mail, endereço e vários outros. Também será necessário informações sobre o trabalho como tempo de experiência tipo de população onde atuou e município.
Os candidatos para os cursos gratuitos do Ministério de Saúde e UFRGS devem anexar os documentos digitalizados e não será necessário o pagamento de nenhuma taxa. Serão necessários documentos como cartão nacional de saúde, comprovante de vinculação ao Sistema Único de Saúde, certificado de conclusão de ensino médio e histórico escolar. Os documentos devem ser anexados em forma de arquivo digitalizado como PDF, JPG ou JPEG.
Após enviar a inscrição será criado para o candidato na plataforma um comprovante de inscrição com dados que foram preenchidos no formulário de inscrição e a lista dos documentos anexados. Vale lembrar que antes de enviar a inscrição, o candidato deverá conferir as informações preenchidas no formulário, assim como os documentos anexados para que não haja nenhum contratempo.
Fique por dentro das datas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e UFRGS
As inscrições para o processo seletivo foram abertas no dia 14 de março e podem ser realizadas até o dia 18 de Abril. O resultado preliminar sairá no dia 9 de maio e o período para entrar com recurso será do dia 10 a 11 do mesmo mês.
O resultado final será divulgado no dia 23. Vale lembrar que o processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Nos dois cursos é necessário contar com uma frequência mínima de 75% para conseguir aprovação e certificado.