Objetivo Profissional: O Que é, Como Funciona, Dicas e Muito Mais

Qual é o seu objetivo profissional hoje?

Muita gente perde uma oportunidade de carreira porque escorregam feio na hora de responder essa pergunta, na realidade essa pergunta é muito comum nos currículos é de fato ela tem grande importância, pois é o pontapé inicial para sua entrada no mercado de trabalho.

Quando os objetivos profissionais não estão bem redigidos, o candidato pode ser eliminado na primeira etapa, pois o recrutador pode entender que suas expectativas não correspondem à realidade da empresa.

É importante que você tenha em mente que o campo objetivo profissional se encontra lá por algum motivo, é por isso escreva algo que transmita valor, significado.

Para que você compreenda melhor a seguir entenda o que é objetivo profissional?

Objetivo Profissional

Fonte: (Reprodução/Internet) Objetivo Profissional

É o que você almeja, deseja, planeja para a sua própria carreira, em outras palavras é o que você quer da sua vida profissional. Aonde você dentro daquela unidade de negócio deseja chegar.

Já parou para pensar nisso?

Para que você fuja das armadilhas do entrevistar, montamos algumas dicas importantes que vai te ajudar a ter de maneira concreta o seu objetivo profissional.

Não podemos deixar de mencionar que essa é uma das perguntas mais importantes e relevantes de um currículo.

Escrever essa parte do seu currículo sem critério ou com falta de coerência, foco, acomodação e também ambição é um grande tiro no pé.

É importante que na hora de escrever o objetivo profissional, você foque em algo real visando o seu futuro sempre.

Qual é a importância de ter um objetivo profissional bem definido?

Você deve ter notado que fazer certo ao falar sobre seus objetivos de carreira pode fazer a diferença, para que você possa conseguir o emprego que tanto deseja.

Com uma intenção clara e foco no futuro, os recrutadores podem determinar com mais rapidez e confiança se você atende às condições da vaga de emprego oferecida.

O profissional também confere maior credibilidade ao mostrar que sabe exatamente para onde quer chegar.

A única coisa que as empresas irão querer escutar de você é a transparência e que você saiba de fato aonde quer chegar.

O importante é focar no objetivo profissional de acordo com o modelo de negócio da empresa, quando o recrutador pega um currículo que não condiz com o perfil que estão buscando, automaticamente seu perfil é eliminado.

Pois o objetivo profissional deve está conectado com a vaga pretendida.

Por isso, é importante que você se atente as dicas que iremos dar a seguir.

Confira as dicas que irão te ajudar a definir bem objetivo profissional:

  1. Seja uma pessoa objetiva

As metas de carreira devem refletir seu plano de carreira e suas expectativas para um futuro emprego. Não seja muito comum, superficial ou prolixo.

Você também pode evitar frases longas e detalhes cheios de detalhes que não podem ajudá-lo. Saiba que a empresa valoriza profissionais dedicados e sabe para onde quer chegar.

  1. Não defina cargo

Você pode falar sobre sua área de especialização, mas não precisa colocar a posição necessária. Claro, isso depende muito da situação, se há vagas específicas. Por outro lado, em uma mesma empresa, os profissionais podem se adaptar a muitas funções.

É quem sabe ser você não preencher a vaga ofertada, não tenha outra a qual o seu perfil profissional pode ser encaixar.

  1. Envie currículos personalizados

Lembre-se de escrever uma meta para cada currículo que enviar, pois cada vaga tem suas características.

O conteúdo da mensagem deve corresponder à descrição da oportunidade aberta, o que é muito importante. Sempre existe uma forma diferenciada de definir seus objetivos, destacando os aspectos mais condizentes com a empresa em questão.

  1. Currículo especifico para cada objetivo profissional

Se você tem objetivos profissionais diferentes, não basta alterar apenas os campos da descrição e todas as demais informações relacionadas à área de interesse.

Por favor, preste atenção a essas habilidades básicas, porque você pode evitar cometer alguns erros bobos que definitivamente farão com que você perca suas qualificações para o processo de seleção. Objetivos profissionais preenchem seu currículo.

Evite clichês, frases e palavras comuns que não tenham significado ou conexão com seu objetivo.

Como eu devo preencher meu objetivo profissional no currículo?

No entanto, existem alguns truques que podem aproximá-lo da configuração ideal. Como você sabe, por meio do curso, a empresa pode escolher profissionais mais adequados às vagas oferecidas.

Portanto, o candidato precisa preencher os documentos de forma que satisfaça o recrutador e lhe dê uma vantagem sobre os concorrentes.

A primeira coisa que as empresas valorizam nos currículos dos candidatos a empregos é a certeza que procuram em suas carreiras. Este é o assunto dos objetivos profissionais. Em outras palavras, essa parte é fundamental na hora de escolher os profissionais que entrarão na próxima etapa do processo seletivo.

A empresa espera que os candidatos esclareçam suas expectativas em relação à carreira e à organização que lhes envia os cursos.

Embora o espaço pareça pequeno, você precisa ser transparente e mostrar para onde está indo.

Com um objetivo claro, os profissionais de RH da empresa que você pretende ingressar farão uma boa avaliação do seu currículo.

Objetivo profissional o que eu não devo colocar em um bom currículo?

De fato, um bom currículo deve despertar a curiosidade do recrutador em lhe conhecer em uma próxima etapa. Na hora de escrever sobre o seu objetivo profissional, existem algumas expressões que devem ser evitadas para que o seu currículo seja bem avaliado.

Vejamos a seguir:

Na hora de escrever evite expressões como a critério da empresa, busco crescimento profissional, estou em busca de novos desafios, quero colaborar com a sua unidade de negócio.

Quero contribuir para o crescimento da empresa, posso atuar em qualquer área esses exemplos são os mais comuns é com certeza você em algum momento já colocou isso no seu currículo.

A partir de hoje EVITE, pois frases como está não demonstram a sua expectativa como profissional. Na realidade é o famoso blá blá para encher espaço e não ter o seu objetivo profissional bem definido.

3 Comments

  1. John Marlon camopos 2 de junho de 2021
  2. Angelo Manoel Miguel da Silva 11 de setembro de 2021
  3. Adriana da silva araujo 20 de setembro de 2021

Leave a Reply