Supletivo online grátis reconhecido pelo MEC

Você já ouviu falar ou leu em algum lugar que é possível completar os estudos fazendo supletivo online grátis reconhecido pelo MEC? Bom, se nunca se deparou com esse assunto, saiba que isso existe e é possível concluir seus estudos fazendo um supletivo a distância.

Essa é uma ótima oportunidade de estudo para quem deseja obter o diploma e conseguir ingressar em uma universidade. É por meio do supletivo que muitos brasileiros já conseguiram finalizar seus estudos. Acompanhe esse artigo até o final e saiba mais sobre essa ótima oportunidade de concluir seus estudos em um supletivo a distância!

Supletivo online grátis reconhecido pelo MEC

Infelizmente ainda não foram criadas oportunidades de supletivo a distância gratuitas reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação). Os programas de supletivo sérios reconhecidos pelo MEC cobram pelo curso. Fique atento quanto a isso, pois se você encontrar algum curso gratuito reconhecido pelo MEC, desconfie.

No entanto, por conta da concorrência e do grande número de instituições qualificadas em oferecer supletivo a distância, existem cursos com preços acessíveis a todos. O Instituto Monitor e o Instituto Universal Brasileiro são duas instituições sérias, reconhecidas pelo MEC e que oferecem condições com preços acessíveis para a retomada dos estudos a distância.

supletivo online gratis reconhecido pelo MEC

Saiba mais sobre o supletivo online grátis reconhecido pelo MEC e outras opções de supletivo a distância!

Supletivo a distância

O supletivo é uma alternativa para concluir os estudos explorada por muitos brasileiros há anos. Graças a essa alternativa tornou-se possível que pessoas pudessem retomar os estudos de onde pararam. Com o supletivo, muitos pais de família puderam trabalhar de dia e estudar à noite sem comprometer o orçamento familiar.

Mas, mesmo sendo mais flexível, ainda assim, se deslocar até uma escola para estudar é algo difícil para muitos. Seja pela distância, horário ou rotina, ir à instituição de ensino também é um dos motivos para a falta de diploma de muitas pessoas. Foi por isso que o supletivo a distância ganhou notoriedade devido a grande procura. 

Também conhecido como supletivo rápido, o curso a distância tinha outra barreira: o preço do curso. Para muitos, o preço do curso é uma barreira para a retomada dos estudos. Mas, como explicamos anteriormente, por conta da concorrência, o preço do supletivo a distância reduziu significativamente ao longo dos anos.

Vantagens de um supletivo a distância

Independentemente do preço, uma grande vantagem do curso a distância é a rapidez, leva menos que três semestres para a conclusão. Além disso, a possibilidade de estudar com divisão em módulos também facilita a organização do estudante. O aluno pode começar a aula e terminar quando puder e estudar de onde quiser. Se for necessário, pode refazer as aulas quantas vezes precisar.

O que é o EJA a distância?

O EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma opção de retomada dos estudos, presencial ou a distância. Nessa modalidade de ensino é possível que estudantes do ensino fundamental e médio consigam concluir seus estudos.

O modelo de educação EJA a distância oferece a oportunidade a alunos de diferentes faixas etárias, indo de jovens a pessoas de idade avançada, todas com a oportunidade de estudar online. O aprendizado e o conhecimento são o foco das instituições de ensino sérias que oferecem essa opção de retomada dos estudos.

No entanto, as opções de cursos EJA a distância são mais escassas em comparação com o supletivo online. Mas há instituições sérias envolvidas nesse processo de retomada. O Instituto Monitor e o Instituto Universal Brasileiro são opções para quem deseja retomar os estudos no modelo EJA a distância.

Concluir os estudos com Encceja

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma opção rápida e gratuita de conclusão dos estudos. Podemos dizer que é uma oportunidade de terminar os estudos e pegar o diploma de forma gratuita. Esse modelo consiste em uma prova onde o estudante comprova suas habilidades para obter a certificação.

Para conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio pelo Encceja, o interessado precisa:

  • Possuir 15 anos ou mais para realizar a prova de conclusão do ensino fundamental;
  • Possuir 18 anos ou mais para a prova de ensino médio
  • Estar matriculado para o exame;
  • Atingir 50% de acerto em cada prova realizada para obter o certificado.

A prova do Encceja examina as habilidades do estudante referente às seguintes matérias:

Prova do ensino fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Ciências Naturais;
  • História e Geografia;
  • Matemática.

Prova do ensino médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

A realização da prova é gratuita para ambos os níveis de escolaridade, tendo como principal desvantagem o fato do estudante ter que estudar por conta própria. No entanto, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) oferece uma página com apostilas de estudo e orientações para quem deseja se matricular e se preparar para uma das provas.

Se ficou alguma dúvida sobre o que é supletivo online grátis reconhecido pelo MEC, deixe nos comentários que responderemos. Veja outros artigos como esse aqui no site e nos acompanhe no YouTube, Facebook e Twitter para mais novidades.

Avalie Esta Postagem

Leave a Reply