Custo de vida em Portugal: Quanto é preciso para viver no país em 2022

Está pensando em se mudar para Portugal? Um dos fatores que mais influenciam nessa decisão é o custo de vida. Então, qual o custo de vida em Portugal? Confira!

Portugal é um dos países que mais  recebe brasileiros no continente europeu. Segundo pesquisa feita pelo Itamaraty, o número de brasileiros no país português está em torno de 276 mil.

Em outras palavras, a cada 4 imigrantes vivendo em Portugal, 1 é brasileiro. Um dos motivos é que, comparado aos demais países da Europa, o custo de vida em Portugal não é alto

Desta forma, muitos brasileiros decidem por viver em Portugal, por ter um dos menores custos de vida da Europa, sem perder a qualidade de vida, e ainda possuir o euro como moeda, uma das principais moedas mundiais. 

No entanto, para saber mais sobre o custo de vida em Portugal, confira aqui os detalhes desta questão, como o valor do salário mínimo e os preços de alguns fatores que influenciam diretamente no custo de vida.

Veja Também: Como Trabalhar em Portugal: Visto, Salários, Carreira e Muito Mais 

Quanto é o salário mínimo em Portugal?

Para aqueles que têm interesse em morar em Portugal, pesquisar o valor do salário mínimo no país é essencial para entender melhor sobre o custo de vida de lá. Em 2022, o valor passou a ser 705 euros, ou seja, 40 euros a mais que em 2021.

Conforme pesquisa da Numbeo, o valor médio que os moradores de Portugal recebem é em média  860 euros, ou seja, cerca de 4 mil reais. Isto quer dizer 40% acima da média salarial do Brasil.

Entretanto, é sempre válido considerar o custo de vida, assim, quanto menor seu custo de vida, menor a necessidade de ganhar muito dinheiro. 

Ademais, o salário varia conforme as profissões, os cargos e as qualificações profissionais. Para se ter ideia, confira o salário médio de algumas profissões em Portugal:

  • Enfermeiro: 1.428 euros;
  • Porteiro: 1.010 euros;
  • Vendedor: 1.833 euros;
  • Motorista: 964 euros;
  • Médico: 2.200 euros.

Lembramos também que uma das profissões que mais oferecem vagas em Portugal e bons salários é a de Tecnologia da Informação. 

Qual é o custo de vida em Portugal?

Qual e Custo de vida em Portugal

O custo de vida não se baseia somente no quanto se ganha, mas também no quanto é necessário para se viver, não é?  Entretanto, isso varia muito, pois o estilo de vida interfere bastante neste quesito.

Então, para conseguir fazer uma análise do quanto é o custo de vida em Portugal, listamos aqui alguns detalhes sobre os principais fatores que influenciam diretamente no custo de vida, como a alimentação, a moradia, o transporte e o lazer. 

Alimentação

Certamente, quando cozinhamos nossa própria comida os custos são mais baixos do que quando comemos fora. Então, para reduzir os gastos, a comida caseira é a melhor opção.  Visto que a alimentação é um dos fatores que mais influenciam no custo de vida em Portugal.

No entanto, Portugal conta com pratos típicos deliciosos e comer em restaurantes, vez ou outra, também faz parte de nossa rotina, não é?

Deste modo, os preços das refeições dos restaurantes em Portugal variam bastante. Por exemplo, em pontos turísticos, o valor é maior, em torno de 50 euros um jantar para duas pessoas. Por outro lado, em restaurantes econômicos, encontra-se uma refeição por 8 euros.

Já os custos de supermercado em Portugal são bem regulares, não variam tanto quanto os restaurantes. Desta maneira, um casal gasta em média 250 euros mensais com as compras no supermercado. Porém, vale destacar que isso também depende do estilo de vida de cada um.

Moradia

O custo do aluguel em Portugal depende da localização e do número de quartos. Ou seja, quanto mais próximo do centro e quanto mais quartos, maior será o valor do aluguel.

Para aqueles que desejam economizar e moram sozinhos, vale a pena dividir a moradia com alguém ou encontrar somente quartos para alugar. 

Nesse sentido, em regiões intermediárias e longe do centro, encontra-se aluguéis em torno de 400 euros. Veja abaixo exemplos de valores médios atuais:

  • Apartamento com 1 quarto no centro → em torno de 900 euros;
  • Apartamento com 1 quarto fora do centro → em torno de 600 euros;
  • Apartamento com 3 quartos no centro → em torno de 1.700 euros;
  • Apartamento com 2 quartos fora do centro → em torno de 1.200 euros.

Transporte

O transporte público em Portugal não é caro, ou seja, possui custos baixos, pois oferece o passe mensal unificado, uma facilidade que permite circular toda a zona metropolitana de Porto e Lisboa, e custa 40 euros em ambas as cidades.

Nas cidades médias o valor ainda é mais baixo, variando entre 10 e 40 euros. Também é possível comprar o bilhete único, custando 2 euros.

Lazer

Uma das vantagens de morar na Europa são as várias opções de lazer gratuitas ou com custo bem acessível, como, por exemplo, concertos, espetáculos e acesso a museus e centros culturais. 

Afinal, Portugal é um país que possui muitos pontos turísticos e atrações gratuitas, tais como:

  • Casino de Lisboa;
  • Ponte Vasco da Gama;
  • Estação do Oriente;
  • Parque das Nações;
  • Pavilhão de Portugal.

Enfim, há diversas atividades e opções de lazer e entretenimento sem gastar nada para todos os gostos. Assim como, tem outras atividades de lazer pagas, como uma entrada de cinema que custa em torno de 7 euros e a mensalidade da academia em torno de 40 euros.

Conclusão do custo de vida em Portugal

 A verdade é que o custo de vida em Portugal irá depender da cidade escolhida e do seu padrão de vida. No entanto, com base nos valores aqui apresentados é possível calcular os custos de acordo com sua realidade e necessidades.

Outro ponto importante é considerar uma margem entre o salário e os gastos, pois imprevistos sempre acontecem. Assim, realizar um planejamento financeiro e adaptar seus gastos de acordo com seus ganhos é a melhor opção para viver em Portugal.

Deste modo, concluímos que Portugal é um ótimo lugar para ter segurança e qualidade de vida, contanto que saiba planejar suas despesas.

Este artigo foi útil para você? Para conferir outros conteúdos como este, veja nosso site Classificados de Emprego

 

One Response

  1. Nathan Silva 24 de fevereiro de 2022

Escreva um Comentário