Escola do Trabalho Abre Inscrições Para Cursos Gratuitos em Taubaté

Através de uma iniciativa da própria Prefeitura de Taubaté, 3 tipos de cursos gratuitos estão com as inscrições abertas. Estes serão oferecidos através do Centro da Escola do Trabalho e no total, há 44 vagas que devem ser preenchidas ainda neste mês de março.

As oportunidades são para Informática Básica, Empreendedorismo/Diferencial Competitivo e Excel. Cada um dos cursos possuem requisitos e cargas horárias específicas, sendo que os alunos ainda poderão contar com um certificado de conclusão ao final do processo.

É importante destacar que as aulas só serão ministradas caso no mínimo 70% das vagas sejam ocupadas. A seguir você poderá saber mais detalhes sobre os cursos gratuitos e acompanhar como deve ser realizada a inscrição.

Conheça os cursos

Escola do Trabalho Abre Inscricoes Para Cursos Gratuitos em Taubate

Fonte: taubate.sp.gov.br

Conforme mencionado, serão ofertadas 3 modalidades distintas de cursos gratuitos e estes serão ministrados presencialmente no Centro da Escola do Trabalho. Veja a seguir alguns detalhes sobre cada uma das oportunidades:

Curso de Informática Básica

  • Idade mínima: 16 anos;
  • Duração: 60 horas;
  • Início das aulas: dia 30 de março;
  • Dias das aulas: segunda, quarta e sexta-feira;
  • Horários: turma da manha – 8:00 às 11:00 e turma da tarde – 13:00 às 16:00;
  • Disponibilidade de vagas: 20, sendo 10 para cada período.

Empreendedorismo/Diferencial Competitivo

  • Duração: 36 horas;
  • Início das aulas: dia 4 de abril;
  • Dias das aulas: segunda e quarta-feira;
  • Horários: das 8:00 às 11:30;
  • Disponibilidade de vagas: 12.

Excel (Básico ao avançado)

  • Idade mínima: 18 anos;
  • Duração: 60 horas;
  • Início das aulas: dia 29 de março;
  • Dias das aulas: terça e quinta-feira;
  • Horários: 13:00 às 16:00;
  • Disponibilidade de vagas: 12.

Certificação

Todos aqueles que se inscreverem nestes cursos gratuitos e concluírem a carga horária total com êxito poderão contar com um certificado comprobatório. Este também será gratuito e terá validade em todo território nacional.

É importante destacar que para contar com este documento, os alunos precisarão alcançar um aproveitamento mínimo que é avaliado através de atividades aplicadas em sala de aula pelos professores responsáveis.

Assim que o curso for concluído, a Escola do Trabalho juntamente ao Senai irão emitir os certificados que terão o nome completo do aluno, dados do curso, carga horária, dentre outros dados importantes para a validação do documento.

Sobre outras edições

A Escola do Trabalho de Taubaté oferece oportunidades para cursos profissionalizantes gratuitos em diversos momentos ao longo do ano. Somente em janeiro, mais de 2,9 mil vagas já foram ofertadas.

Essa iniciativa é de grande valia para auxiliar pessoas que residem na região a conseguir uma formação de qualidade a fim de facilitar seu ingresso no mercado de trabalho, que vem se tornando cada vez mais exigente.

A expectativa é que outros cursos sejam oferecidos no decorrer do ano e os interessados devem ficar atentos ao site oficial da Prefeitura do município, pois através dele serão divulgadas todas as novidades sobre as oportunidades.

Cuidados nas aulas presenciais

Os 3 cursos que estão disponíveis no momento irão acontecer no formato presencial, então a Escola do Trabalho de Taubaté informou que está tomando todos os cuidados necessários para combater a COVID-19.

Sendo assim, é necessário que todos se atentem para respeitar os protocolos e as diretrizes estabelecidas pelo Plano São Paulo, como utilizar máscaras o tempo todo, evitar aglomerações, fazer o uso do álcool em gel, entre outras.

Com base nesses cuidados, tanto alunos quanto professores estarão se protegendo e poderão realizar suas atividades na instituição tranquilamente. Caso tenha alguma dúvida a respeito deste assunto, consulte a Escola do Trabalho.

Como se inscrever para os cursos gratuitos

Se você tem interesse em participar de um dos cursos gratuitos ofertados pela Escola do Trabalho de Taubaté, será necessário comparecer à unidade Centro que fica situada na Avenida Armando Salles de Oliveira, 284.

O atendimento acontece a partir das 8:30 e não será permitido realizar a matrícula para terceiros. Vale frisar ainda que no ato da inscrição será preciso apresentar originais e cópias do RG e CPF, comprovante de endereço e título de eleitor.

Já o preenchimento das vagas irá acontecer por ordem de chegada e não haverá critérios específicos de seleção, sendo que alunos faltantes no primeiro dia de aula serão considerados desistentes.

Conheça a Escola do Trabalho de Taubaté

Apenas em Taubaté, há 13 unidades da Escola do Trabalho distribuídas por pontos estratégicos da cidade, mais uma unidade móvel de ensino. O principal intuito desta organização é oferecer cursos de capacitação gratuitos para a população da região.

As oportunidades são variadas e podem durar de 3 meses a 1 ano, sendo que várias delas possuem um convênio com o Senai. No total, há 40 modalidades de cursos distribuídas por todas as unidades escolares e estes já contemplam cerca de 10 mil alunos.

O índice de aprovação alcançado chega a 98% e a finalidade da formação proporcionada é preparar os profissionais que o mercado de trabalho mais procura. Vale frisar que as oportunidades mencionadas nesse post são direcionadas apenas à unidade Centro.

Conheça outros cursos gratuitos:

Em caso de dúvidas sobre os cursos ou sobre a matrícula, não perca tempo e entre em contato com a Escola do Trabalho de Taubaté através do telefone (12)3625-5060.

Escreva um Comentário