MRN abre inscrições para o programa Jovem Aprendiz

A Mineração Rio do Norte (MRN) está oficialmente com as inscrições abertas para o programa Jovem Aprendiz, onde a iniciativa é baseada em uma parceira firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A seleção será para ingresso na empresa no final de 2022, sendo que o público alvo do programa são jovens sem experiência trabalhista previa, que poderão passar por um processo completo de capacitação teórico-prático.

No total, foram disponibilizadas 60 vagas voltadas para a o distrito de Porto Trombetas, situado no oeste do Pará. Para saber maiores detalhes a respeito da iniciativa, continue acompanhando o conteúdo a seguir.

Como funciona o Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa criado pelo Governo Federal, onde o objetivo é capacitar jovens e auxiliar em relação a sua preparação para iniciar uma carreira profissional, havendo aulas práticas e teóricas.

Hoje a iniciativa é regulamentada pela Lei da Aprendizagem, sendo que há um número muito amplo de médias e grandes empresas parceiras do projeto que devem reservar uma porcentagem de suas vagas totais aos aprendizes.

No caso do Jovem Aprendiz MRN, 30 vagas são voltadas para o curso de Sistemas de Automação Industrial e 30 vagas são para o curso de Operação de Manutenção Eletromecânica, onde a escolha fica a critério do candidato.

Vagas Jovem Aprendiz Setor Bancário:

Quem pode participar

MRN abre inscricoes para o programa Jovem Aprendiz 2022

Fonte: Reprodução Internet

Para que seja possível se inscrever para o Jovem Aprendiz MRN, é necessário que os interessados atendam os pré-requisitos estabelecidos pela legislação vigente e também pela empresa. Veja quais são eles abaixo:

  • Estar cursando o Ensino Médio em uma escola reconhecida pelo MEC;
  • Quem já concluiu o Ensino Médio também pode se inscrever;
  • Necessário ter idade entre 18 a 22 anos;
  • Não ter vínculo empregatício registrado;
  • Ter disponibilidade para trabalhar até 6h por dia;
  • Participar ativamente do curso de capacitação.

É importante mencionar que jovens de comunidades em torno de Porto Trombetas e quilombolas, além de filhos ou dependentes de empregados da MRN, terão preferência no processo seletivo do programa.

Benefícios oferecidos

Os jovens selecionados através da iniciativa terão a sua Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez, o que vai garantir uma série de benefícios trabalhistas. Estes serão muito úteis e incluem:

  • Vale alimentação;
  • Férias remuneradas;
  • Décimo terceiro salário;
  • Plano de saúde;
  • Seguro de vida;
  • Transporte pluvial durante prática na empresa das comunidades Boa Vista até Porto Trombetas.

Todos terão ainda terão acesso a uma remuneração mensal, conhecida como Bolsa Auxílio. O valor correspondente a esta condiz com a jornada de trabalho reduzida do aprendiz e fara jus às atividades desempenhadas dentro da empresa.

Atribuições

As funções designadas ao Jovem Aprendiz na MRN são básicas, de forma que todos terão a oportunidade de desenvolver novas habilidades que serão importantes para a sua futura carreira profissional.

Além disso, viver essa experiência ao lado de profissionais capacitados vai aumentar a intensidade do aprendizado adquirido, já que eles podem compartilhar seu conhecimento para o maior desenvolvimento do aprendiz.

Algumas atribuições simples destinadas aos aprendizes incluem manter o ambiente de trabalho organizado, fazer planilhas, manter pastas de documentos organizados e prestar auxílio aos demais colaboradores no desempenho de suas funções.

Sobre os cursos de capacitação

A parte prática do programa acontece diretamente dentro da MRN, já a parte teórica ocorrerá através do Senai, de modo que os participantes poderão fazer o curso de Operador de Manutenção Eletromecânica ou Mantedor de Sistemas de Automação Industrial.

Estes vão abordar conteúdos completos e com profundidade, sendo que os alunos devem participar ativamente das atividades propostas pelos professores e fim de concluir o curso com bom aproveitamento.

Após a conclusão do curso, o Senai vai disponibilizar um certificado de conclusão válido em todo o Brasil. Dessa forma, os participantes poderão enriquecer o seu currículo e aumentar as suas chances de conseguir um bom emprego no futuro.

Como fazer a inscrição

Se você deseja participar do Jovem Aprendiz MRN para se capacitar profissionalmente, será necessário realizar a sua inscrição digitalmente. Veja como fazer este procedimento conforme o passo a passo:

  • Acesse o site oficial da MRN;
  • No menu superior, clique em “Pessoas e Carreiras“;
  • Clique no botão “Confira nossas vagas“;
  • Encontre a oportunidade de Jovem Aprendiz e clique sobre ela;
  • Leia a descrição completa para conferir informações adicionais a respeito do programa e depois clique em “Candidatar-se para a vaga“:
  • Faça o seu login na plataforma Gupy através do Facebook, LinkedIn ou através de e-mail e senha;
  • Se for o seu primeiro acesso, selecione “Criar conta“;
  • Prossiga informando os dados necessários e depois cadastre o seu currículo.

Vagas Jovem Aprendiz Lojas e Indústrias:

Após o cadastro do currículo, você estará oficialmente participando do processo seletivo. Todos os candidatos serão então analisados e quem for aprovado, será convidado a passar pelo processo de admissão.

Estes deverão ainda apresentar uma série de documentos, que incluem RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, dentre outros, que serão fundamentais para melhor avaliação do candidato e para firmar o veículo empregatício com a MRN.

Escreva um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.