Conteúdo
O Registro Nacional de Veículos Automotores é uma permite que interessados saibam informações completas de um veículo desde que este foi fabricado. Consultar o Renavam é imprescindível antes de se comprar um carro usado.
Qualquer pessoa que esteja devidamente cadastrada no Portal de Serviços do DETRAN ou no Brasil Cidadão pode fazer a utilização deste serviço online, assim como entidades Públicas ou Privadas que estejam cadastradas no Portal de Serviços do DETRAN.
Em outras palavras, o Renavam funciona como uma espécie de CPF ou RG de cada um dos veículos e por meio deste documento você poderá conferir todas as informações do veículo com base nos registros efetuados pelo Detran.
O Renavam se trata de uma numeração específica que contém 11 dígitos e estes se encontram registrados no canto superior esquerdo do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento) de qualquer veículo.
O CRVL é um documento muito importante e obrigatório que deve sempre estar sob posse do condutor do carro que esteja em deslocamento em território nacional. Vale lembrar ainda, que este documento é diferente do CRV (Certificado de Registro de Veículo).
Sendo assim, ter o CRVL em mãos para consultar o Renavam é a forma mais prática de ter acesso à numeração específica que lhe permitirá ter acesso a todo e qualquer tipo de registro feito sobre o veículo em questão.
O Renavam é extremamente útil para aqueles que estão pensando em adquirir um carro usado ou seminovo. Afinal, é por meio do histórico do veículo que você poderá saber com exatidão se há débitos pendentes.
Saber quanto a procedência do veículo de seu interesse é importante para que você não tenha dor de cabeça ou algum tipo de surpresa desagradável após efetuar a compra oficial, como por exemplo, ter de pagar multas não feitas por você.
Caso você seja o responsável pela venda, não se esqueça que há um prazo específico para se comprovar a venda do carro para o Detran. Isso irá evitar que você seja responsabilizado por infrações efetuadas pelo novo dono.
O código referente ao Renavam nunca muda, independentemente da troca de proprietário. Logo que um veículo sai da fábrica, ele receberá um número específico em seu chassi e este é o primeiro dado devidamente registrado no Renavam.
Embora a numeração não seja alterada, ele recebe novas informações ao passar do tempo, como por exemplo: mudança de cidade, modificações, infrações, etc. Desde 2013 o Renavam conta com 11 dígitos, e antes disso possuía apenas 9.
Ao consultar o Renavam você terá acesso a uma base de dados que se mantém sempre atualizada, principalmente porque ela é totalmente integrada aos departamentos de trânsito de todos os estados.
Atualmente, não é possível consultar o número do Renavam gratuitamente com base apenas na placa e tal informação foi difundida de maneira errônea. Como se trata de uma espécie de documento, estes dados não são cedidos tão facilmente.
Para que seja possível visualizar o histórico do Renavam de um veículo específico, o interessado deve ter em mãos o conjunto completo dos 11 dígitos mais a placa do carro. Dessa forma, a consulta se tornará mais confiável e segura.
Vale ressaltar ainda, que há diversas empresas que oferecem seguros e trabalham com a disponibilização de dados, de forma que estas conseguem consultar o Renavam somente pela placa, porém, estas não são gratuitas.
Se você ainda não possui acesso ao CRLV do carro para que seja possível obter a numeração do Renavam, como é o caso de negociações para se comprar um veículo, exponha para a pessoa que está fazendo a venda seu interesse de fazer a consulta.
O vendedor provavelmente não deverá impossibilitá-lo de consultar o Renavam até mesmo porque esta é uma das formas mais seguras para que você confirme todas as informações tratadas durante as negociações.
Não deixe de pedir, seja qual for o motivo, pois realizar esta consulta é extremamente importante para saber de todas as informações corretas antes de se concluir uma negociação, evitando que você seja passado para trás.
Veja Também:
- Leilão de carros e motos: Aprenda como participar e ter bons lucros
- CNH Digital no Celular: Aprenda como baixar o aplicativo e usar
Como fazer a consulta pelo Detran gratuitamente
Conforme mencionado, através do site oficial do Detran é possível visualizar o histórico completo do veículo de forma gratuita com base no Renavam. Se você deseja realizar a consulta, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o site oficial do Detran;
- Digite “Consulta Renavam” na barra de pesquisa da plataforma;
- Você será redirecionado para uma página específica na qual será necessário informar com precisão o código do Renavam e também a placa do veículo em questão;
- Após inserir as informações necessárias, basta fazer o envio das mesmas. Logo em seguida um documento será aberto e nele constará todos os dados detalhados a respeito do veículo.