Aprenda como sacar o seguro desemprego

O seguro desemprego é um benefício concedido pelo poder público ao trabalhador desempregado, previsto na Constituição Federal e garantido na Lei n.7.998/90. Mas, como sacar o seguro desemprego? É disso que falaremos neste artigo.

Conforme o Governo Federal, a quantidade de pessoas que receberam o seguro desemprego em 2020 cresceu em 437% em relação ao ano de 2019, por conta da pandemia, aponta o site Economia da Uol.

Deste modo, este seguro serve para garantir uma assistência temporária em razão de dispensa sem justa causa ou paralisação do empregador. Mas, quem pode receber este auxílio?

O benefício do seguro desemprego pode ser utilizado por todo trabalhador formal e doméstico dispensado sem justa causa, ou seja, para ter direito ao recebimento deste auxílio é necessário que o trabalhador tenha carteira assinada. 

Neste artigo, você poderá aprender como sacar o seguro desemprego de uma forma simples, fácil e sem erros. Além disso, verá onde poderá sacar este seguro e se é possível realizar o saque sem o cartão cidadão. Confira!

Quem não tem o cartão Cidadão pode sacar o seguro desemprego?

como sacar o seguro desemprego

Realmente, esta é uma dúvida muito comum entre os trabalhadores que precisam fazer o saque do seguro desemprego, porém não possuem o cartão Cidadão.

Mas, a boa resposta é que não é preciso ter o Cartão Cidadão para conseguir fazer o saque do seguro desemprego.

Deste modo, quem não tem o cartão Cidadão, precisa gerar um código através do aplicativo da Caixa. Mas, não se preocupe, você poderá conferir nosso passo a passo de como  sacar o seguro desemprego a seguir:

  1. Baixe o aplicativo da Caixa em seu celular;
  2. Se tiver cadastro,  basta fazer seu login. Caso não tenha, ou seja, é o seu primeiro acesso, basta iniciar um cadastro;
  3. Clique na opção “SAQUE SEM CARTÃO”;
  4. Escolha a opção “GERAR CÓDIGO PARA SAQUE”;

Em seguida, com o código gerado, basta ir até o caixa eletrônico da Caixa e inserir este código gerado quando solicitado no caixa eletrônico. Desta maneira, conseguirá realizar seu saque. Fácil, não é?

Além disso, você pode fazer o saque do seguro desemprego nas lotéricas, basta informar esse mesmo código gerado para o atendente. Entretanto, é válido lembrar que esse código possui validade de 2h, mas, expirando este prazo, gera-se outro. 

O que é preciso para sacar o seguro desemprego?

O que e preciso para sacar o seguro desemprego

Primeiramente, para sacar o seguro desemprego é preciso cumprir com certos requisitos deste auxílio:

  • Ter sido demitido por justa causa;
  • Não receber outra renda;
  • Estar desempregado no momento da solicitação do benefício;
  • Não receber nenhum outro benefício previdenciário, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente;
  • Ter recebido pelo menos 12 salários;
  • Realizar o pedido entre 7 a 120 dias após a dispensa.

Assim, se você cumpre todos esses requisitos, precisará reunir os documentos necessários para sacar o seguro desemprego. Confira quais são eles:

  • Documento de Identificação, RG ou carteira de habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Número do PIS/PASEP;
  • Requerimento do Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) com código 01, 03 ou 88, devidamente homologado;
  • Extratos comprobatórios dos depósitos do FGTS;
  • CPF.

Por fim, cumprindo todos os requisitos exigidos e com a documentação pronta, basta dar entrada no pedido do seguro desemprego pela internet no Portal Emprega Brasil.

É possível sacar o seguro desemprego no caixa eletrônico?

e possivel sacar o seguro desemprego no caixa eletronico

Sim, é possível sacar o seguro desemprego no caixa eletrônico. Após feita a solicitação do benefício, munido do  cartão Cidadão,  basta ir até um ponto de caixa eletrônico, inserir o seu cartão Cidadão e escolher a opção “SEGURO DESEMPREGO.”

Se o empregador não possui nenhuma conta na Caixa, isso não é problema, pois para receber o auxílio, é criado automaticamente uma conta digital para sacar o seguro desemprego.

Se não possuir o Cartão Cidadão, como sacar o seguro desemprego no caixa eletrônico? Basta seguir o passo a passo acima, para gerar um código no App da Caixa e com este código, se dirigir a um caixa eletrônico para realizar o saque. 

Onde sacar o seguro desemprego 2021?

A forma de  sacar o seguro desemprego teve algumas mudanças em 2021, isso porque, como você viu, não é necessário mais se dirigir até as agências da Caixa para realizar o saque.

Atualmente, a abertura da conta Poupança Social Digital para receber o auxílio é criada automaticamente e para movimentar este dinheiro, basta baixar o App Caixa Tem em seu celular, o que facilitou em muito o saque do seguro desemprego.

Além disso, com o aplicativo Caixa Tem ainda é possível realizar uma série de outras atividades, como fazer compras no supermercado,  farmácias e outros estabelecimentos usando o cartão de débito virtual e Qr Code.

Deste modo, a melhor forma para sacar o seguro desemprego é pelo App Caixa Tem, mas você também pode sacar o seguro desemprego:

  • Nas lotéricas, com o código gerado no app ou Cartão Cidadão;
  • Nas agências físicas da Caixa;
  • Utilizando seu cartão de outras contas da Caixa, caso possuir alguma, basta indicar a conta no momento da solicitação;
  • Nos caixas eletrônicos com o Cartão Cidadão ou código gerado pelo app.

Portanto, sacar o seguro desemprego é simples, embora exija alguns documentos em sua solicitação, a realização do saque ficou mais prático com a criação do app Caixa Tem

Veja Também:

Por isso, recomendamos realizar o saque pelo aplicativo, entretanto, é possível optar por outras escolhas, como mencionamos acima. Se você procura vagas de emprego ou conteúdo profissional para se especializar, confira nossos conteúdos. 

 

Avalie Esta Postagem

Leave a Reply