Jovem Aprendiz Natal 2022: Vagas, Benefícios e Como enviar o Currículo

Você está em busca do primeiro emprego? Já conhece o projeto Jovem Aprendiz Natal  2022? Saiba mais sobre aqui!

O projeto Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal, criado para aumentar as oportunidades de emprego para jovens que estão em busca de ingressar no mercado de trabalho.

Pois, antes disso, o número de empresas que exigiam experiência profissional ao contratar era muito alto, assim, esses jovens ainda sem experiência não tinham muitas chances de conseguir competir com profissionais já qualificados.

Deste modo, o projeto Jovem Aprendiz surgiu como um estímulo direcionado à esse jovens aprendizes, com base na Lei da Aprendizagem, criada em 2000 com dois objetivos principais:

  • Criação de novas vagas de emprego por intermédio de programas de aprendizagem;
  • Criação da figura do aprendiz.

Assim, ser um aprendiz é ser um jovem que se encontra em constante aprimoramento profissional, ou seja,  jovens e adolescentes que desejam se desenvolver profissionalmente dentro de uma área específica e valorizando a educação. 

Por isso, se você mora em Natal, saiba mais aqui sobre as vagas ofertadas, os benefícios e como enviar seu currículo para o programa Jovem Aprendiz Natal 2022. 

Confira outras vagas de jovem aprendiz:

Benefícios – Jovem Aprendiz Natal 2022

Jovem Aprendiz Natal

Uma das principais dúvidas dos jovens aprendizes é saber quais são os benefícios oferecidos pelo programa Jovem Aprendiz Natal.

Então, saiba que todos os participantes do projeto têm direitos a diversos benefícios, assim como qualquer outro trabalhador com a carteira assinada. Então, confira os principais benefícios aqui:

  • Férias remuneradas;
  • Vale-transporte;
  • Auxílio-alimentação;
  • Direito ao FGTS;
  • Contrato de aprendizagem de até 2 anos;
  • Salário condizente com o cargo;
  • Cursos e treinamentos;
  • Oportunidade maior de ser efetivado ao final do contrato.

Como o programa é fundamentado por Lei, as empresas têm obrigatoriedade de destinar um percentual específico de vagas, conforme seu porte, destinado exclusivamente para jovens aprendizes.

Assim, existe também, dentro do programa, uma campanha chamada “Economia em Movimento” que visa estimular ainda mais as empresas a abrir mais vagas para aprendizes. Pois, assim, a empresa conta com um funcionário proativo e disposto a aprender.

Contudo, nem todos podem participar do programa Jovem Aprendiz Natal. Ou seja, para ter acesso ao programa, precisa cumprir alguns requisitos:

  • Ter idade entre 14 e 24 anos;
  • Ser estudante do ensino fundamental ou médio, ou possuir diploma do ensino médio;
  • Ter boa frequência escolar;
  • Possuir carga horária de 6h diárias;
  • Não ter registro na Carteira de Trabalho.

Desta forma, se perceber que possui este perfil então procure as vagas existentes e se inscreva no programa.

No entanto, se conseguir ser escolhido para a vaga, seja pontual e dedicado com a empresa, caso contrário, seu contrato pode ser interrompido e você não tem mais direito a participar do programa.

Em outras palavras, você perde o emprego e também não tem mais direito de se candidatar a  outras vagas como Jovem Aprendiz.

Vagas – Jovem Aprendiz Natal 2022

Natal encontra-se na região Nordeste, capital do estado do Rio Grande do Norte, sendo o município mais populoso do seu estado, possui mais de 1,5 milhões de habitantes. Sendo assim, a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste.

A cidade se destaca pela produção industrial diversificada, com foco em indústrias de construção civil e transformação, mas possui também um polo de indústrias de confecções e têxteis.

Além disso, o município abriga a sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e ainda conta com um distrito industrial, o primeiro do estado.

Deste modo, as empresas de Natal ofertam constantemente vagas exclusivas para o programa Jovem Aprendiz Natal. Por isso, confira algumas das empresas que estão com vagas disponíveis:

Vale ressaltar que as empresas disponibilizam essas vagas com frequência, porém, elas são bem disputadas. Por isso, consulte essa oferta frequentemente nos sites oficiais das empresas e também em nosso site Classificados de Emprego.

Como enviar o Currículo?

Agora que você já entendeu como funciona o projeto Jovem Aprendiz Natal, chegou a hora de aprender a enviar o seu currículo e se inscrever para as vagas, não é?

Para isso, saiba que existem portais oficiais que disponibilizam as vagas e as inscrições, veja quais a seguir:

Portal CIEE Natal

  1. Acesse o portal oficial do CIEE, clicando aqui;
  2. Clique em “Acessar / Cadastrar”;
  3. Insira seus dados pessoais e o seu currículo com atenção;
  4. Pronto, aguarde o contato das empresas.

Portal Trabalha Brasil

  1. Acesse o site oficial do Trabalha Brasil, clicando aqui;
  2. Escreva no buscador “Jovem Aprendiz” e ao lado, escreva “Natal”;
  3. Clique em “Buscar Vagas”;
  4. Analise as vagas existentes e clique na qual você desejar;
  5. Leia a descrição da vaga e se estiver de acordo clique em “Candidatar-me grátis”;
  6. Insira suas informações e seu currículo com atenção
  7. Pronto, basta aguardar o contato das empresas.

Portal IEL Natal

  1. Acesse o site da IEL, clicando aqui;
  2. Role a página e clique em “Alunos”;
  3. Clique em “Cadastre-se”;
  4. Insira seus dados com atenção;
  5. Verifique as vagas existentes e clique na qual você desejar;
  6. Envie o seu currículo para a vaga desejada;
  7. Pronto! Você já está cadastrado, basta aguardar o contato das empresas.

Lembre-se de ficar atento ao seu e-mail e ao seu celular, pois é desta forma que as empresas entrarão em contato com você.

Dicas Finais: Jovem Aprendiz  Natal

Como você viu, o programa Jovem Aprendiz Natal conta com várias vagas exclusivas para o projeto, mas, elas são bem disputadas, pois são muitos os jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Desta forma, saiba que o inserir um currículo bem organizado é fundamental para conseguir uma dessas vagas. Por isso, capriche na elaboração do seu documento, caso não tenha um, confira nossos modelos prontos de currículos, eles podem te ajudar neste desafio.

Além disso, as empresas buscam jovens que possuam como característica a capacidade de ter foco em diversas atividades, ou seja, o jovem precisa revezar sua atenção e conseguir manter um bom equilíbrio entre os estudos, a rotina de trabalho e os cursos de aprendizagem.

Certamente, o jovem que se mostra focado e equilibrado em seus deveres possui mais chances de ser o escolhido para a vaga. Por isso, inclua essa característica como sendo uma de suas habilidades, em seu currículo.

Ademais, não se preocupe em inserir experiência profissional, visto que isto não é exigido no programa, contudo, se você tiver feito trabalho voluntário é sempre bom inserir, assim como destacar seus cursos profissionalizantes

Por fim, se você gostou deste conteúdo, continue conferindo outras vagas e dicas sobre o mercado de trabalho em nosso site Classificados de Emprego.

Avalie Esta Postagem

Escreva um Comentário